“Acesso para todos” inicia com aulas do Extensivo

O auditório da E.M Padre José de Anchieta recebeu, na noite de segunda-feira 13, os 184 alunos da turma do módulo extensivo do curso  preparatório gratuito para Enem e vestibulares “Acesso para Todos”.

Essa é uma iniciativa da secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba e visa atender alunos que já concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e alunos que estejam frequentando o 3º ano do Ensino Médio de qualquer escola pública.Na ocasião, foi realizada a abertura oficial do curso e a apresentação dos professores e suas respectivas disciplinas.

Representando o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), o vice-prefeito Jurandir de Oliveira Veloso – Pelé,  deu boas vindas aos estudantes e frisou a importância de corresponderem aos pais.

“O orgulho dos pais é ver vocês estudando e se formando. Tenho certeza disso. Estudem para fazer uma faculdade e dar orgulho para seus pais. Vocês são o futuro de Ubatuba e nós estamos aqui para apoiar vocês”, garantiu Pelé.

O secretário de Educação de Ubatuba e professor da disciplina de filosofia do curso, Hélio José de Paula, comentou um pouco sobre o desafio da gestão em manter o cursinho, pois mesmo sendo pública, a iniciativa implica um custo. Porém, classificou como prioridade da gestão manter o acesso real dos estudantes a um bom ensino para que se tornem bons profissionais.

“Existe uma demanda para todos estarem aqui, por isso pedimos o compromisso de vocês. Hoje, o curso ainda é um projeto e projetos têm começo, meio e fim. Nós estamos trabalhando para que deixe de ser projeto e se torne Lei, o que fará algo permanente para as próximas gerações que virão, facilitando o acesso ao ensino”, afirmou o secretário.

Iracema Magion, coordenadora do projeto, agradeceu aos professores, funcionários e à diretora da Escola Municipal, que permitiu a utilização do espaço para a realização do curso.

“A continuação da existência do cursinho se deve a uma política pública de educação desta gestão. O projeto pressupõe uma concentração de esforços de todos os envolvidos: desde a secretaria de Educação, a Escola Anchieta que cede o espaço, até os professores e, principalmente, os alunos,  que precisam persistir no curso”, enfatizou.

As aulas do intensivo, que conta com 189 inscritos,  começam no sábado, 18, a partir das 8 da manhã, também na E.M. Padre José de Anchieta. Ainda há vagas remanescentes e para participar os interessados podem procurar a professora Iracema, responsável pelo curso, durante os dias de aula ou enviar e-mail para o endereço eletrônico acessoparatodosubatuba@gmail.com.

Acesso para todos (1)