Ubatuba sedia encontros para planejamento de ações ambientais

Nesta quinta-feira, 18, Ubatuba sediou dois encontros importantes para o planejamento de ações ambientais. Pela manhã, foi realizada a discussão sobre a organização do VI Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte, que será realizado em breve. Já no período da tarde, instituições da área se reuniram para debater questões sobre a educação ambiental a serviço da comunidade local.

Na programação da manhã, o encontro aconteceu no Museu da Vida Marinha, onde foi realizada uma oficina de planejamento das atividades do Fórum, e em seguida uma visita ao Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto para reconhecimento do espaço disponível para sediar o evento em questão, realizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).

No período da tarde, no espaço Raízes Culturais, os participantes apresentaram as instituições e suas representações, e discutiram sobre o impacto delas no território e suas transversalidades. Além disso, o encontro teve o fechamento com o encaminhamento: “Como utilizar as ações para gerar um maior impacto e potencializar as ações institucionais?”.
Segundo Mônica Spegiorin, vice-presidente do CBH-LN, ” o encontro de hoje pretende ser um marco de articulação das ações socioambientais em Ubatuba, visando construir um município sustentável para todos”

Laura Piatto, coordenadora do Projeto Monitoramento Mirim Costeiro Ubatuba e co-coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-LN “Esse encontro visa o fortalecimento das ações socioambientais do Litoral Norte e pretende conectar as instituições ambientais com as comunidades tradicionais, fomentando projetos que realmente gerem mudança e representatividade”.

O evento é realizado pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro de Ubatuba, em parceria com o CBH-LN e com o apoio da Petrobras, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Tamoio e Ubatuba Açaí, e contou com a presença 30 instituições e mais de 60 participantes.