Endemias promove ações contra o mosquito da dengue

O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, preparou para esta semana diversas ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. Os agentes do setor realizarão palestras e orientações importantes para conter a reprodução do mosquito.

Nesta quarta-feira (29), às 14h, o grupo visitará o Projeto Namaskar, no bairro Sesmaria; na quinta-feira (30), os agentes estarão na Escola Maria Josefina, na Estufa II; na sexta-feira (1º) o trabalho será realizado, das 9h às 16h, no supermercado Maná; e para encerrar as ações no sábado (2), os profissionais de Endemias ficarão no Calçadão, na região central, das 9h às 15h, para orientar a população sobre os cuidados principalmente com a dengue.

Além de palestras explicativas, os agentes também apresentarão fotos, vídeos e maquetes, bem como o reforço sobre a importância de não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

De acordo com o coordenador do setor de Endemias, Jorge Dantas, grande parte das atividades estão concentradas no bairro da Estufa II pelo fato do bairro ser o que mais tem casos positivos de dengue no município. “No local também estamos fazendo serviços de nebulização e vistoria de casas e comércios. O setor monitora os casos de arboviroses e foca as ações nas proximidades do imóvel onde tem exames positivados”, explicou Dantas.