Defesa Civil estadual e Cemaden compartilham alerta meteorológico

Na noite de quinta-feira, 23, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden emitiu dois alertas para o município de Ubatuba apontando risco hidrológico e deslizamento de massa moderados.

Além disso, a Defesa Civil estadual também compartilhou uma previsão de ventos fortes de até 74 km/h para todo o litoral paulista nos dias 25 e 26 de novembro. Diante deste cenário é recomendado evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.

Devido à intensidade da chuva de ontem, 23, foi registrada a possibilidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade, onde o escoamento superficial é concentrado e com alta energia de transporte. A previsão meteorológica indica continuidade das chuvas em forma de pancadas moderadas a fortes que podem provocar inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas .

Já as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação da população em taludes, onde acontecem deslizamentos de encostas e queda de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.

Mesmo com o cessar da chuva, a Defesa Civil de Ubatuba reforça aos moradores de área de risco que é necessário atenção aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados

Em caso de situações como essas, a população pode acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199