Poder Executivo Municipal

Alunos de escola da Marafunda participam de “Festival Curta no Celular”

Alunos de escola da Marafunda participam de “Festival Curta no Celular”

Crianças da Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, localizada na Marafunda, com o apoio do Grupo Setorial de Fotografia Cinema e Vídeo da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), estão participando do “3º Festival Nacional Curta no Celular”, com o vídeo “Comer E Aquecer: Uma História calorosa.”

Elas fazem parte do programa Mais Educação – uma parceria da secretaria de Educação de Ubatuba com o Governo Federal, que desenvolve atividades extras como leitura, matemática, contação de história e teatro com alunos do 1º ao 5º ano (8 a 11 anos)

A iniciativa de  participar do Festival foi do Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo da FundArt, por meio de seu coordenador, William da Silva Costa,  que é morador do bairro e voluntário na escola.  O convite foi feito para a unidade realizar o projeto e a professora de leitura, de leitura, Ana Maria Manzano, concordou em promover a ideia com o apoio da Fundart. Assim, as crianças foram inscritas no Festival Curta no Celular.

Os pequenos atuaram na gravação e como câmeras. Devido a esse esforço, receberam o comunicado que já foram contemplados com prêmio de “Honra ao Mérito”- além de, ainda, estarem concorrendo à final nacional.

“O trabalho foi desenvolvido com todos os participantes do projeto. O melhor vídeo foi escolhido e inscrito, representando a escola. O prêmio de honra ao mérito será entregue na próxima segunda-feira, 28, em Taubaté”, explicou a diretora Maria Luiza da Rocha Silva. Ela ainda acrescentou que a unidade participa constantemente de concursos e que isso é uma forma de incentivas os estudantes.

O Festival Curta no Celular é um concurso audiovisual de abrangência nacional que visa incentivar a produção de curta metragens através da tecnologia móvel como celulares e tablets. Realizado na cidade de Taubaté, o festival é desenvolvido e executado pelo Instituto Entenda, entidade pública (Oscip) cuja finalidade é apoiar e desenvolver ações por meio de programas de inserção social em várias áreas, entre elas a cultura e arte.

O trabalho

O vídeo está disponível no youtube e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=E3iKPFFFrqg

Sinopse: Para fazer um trabalho escolar, um grupo de alunos de teatro se reúnem no calor de uma sala, para criar uma história : Por que acontecem mudanças climáticas?

Ficha Técnica: Gênero: Ficção – Duração: 03:22 – Locação: EM Prefeito Silvino Teixeira Leite – Direção: Prof. Ana Maria Manzano Moreno e Fotógrafo Wiliam Costa – Atores: Alunos da EM Prefeito Silvino Teixeira Leite no Projeto “Teatro e Contação de História” – Roteiro: Inspirado no conto “ Festival vegetariano” de Miyazawa Kenji – Assessoria na adaptação e correção de textos – Dra. Ceci Maria Honório

Funcionario
/* * VLibras */