Alunos da Rede Municipal prestigiam 18º Salão Belas Artes

A partir desta segunda-feira, 7, cerca de 200 alunos de 3º a 5º ano de algumas unidades da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba devem participar da visitação ao 18º Salão Belas Artes de Ubatuba, que acontece no Tamoios Iate Clube até o dia 19 de novembro.

Para promover a atividade, na última semana de outubro, os professores da disciplina de Artes da Secretaria de Educação (SME) foram capacitados para levar os estudantes em uma visita monitorada, viabilizando a apreciação dos espaços de arte que a cidade oferece, além de uma maior compreensão do conceito de arte contemporânea.

De acordo com a coordenadora pedagógica de Arte da SME, Rosa Adriana de Oliveira Soares Dias, durante a formação os professores ficaram conhecendo todo o histórico dos artistas participantes dessa edição do Salão, além dos critérios de premiação e a descrição de cada obra.

O Júri do Salão deste ano optou pela diversidade – com obras de artistas de todas as regiões do Brasil, bem como equilíbrio de gênero, raça, temas e linguagens artísticas:

Vídeo, fotografia, gravura, pintura, desenho, arte têxtil e instalação.

“Ações como esta são muito importantes para oferecer aos estudantes da nossa rede o acesso aos espaços de Arte da cidade e mostrar, na prática, o conceito de como a arte contemporânea pode ampliar nossa visão de mundo e provocar reflexões de como podemos nos comunicar através dela”, destacou Adriana.

Além da capacitação dos professores, a Secretaria de Educação em parceria com o setor educativo do evento, representado pela professora Erica Sanches, também está oferecendo oficinas de Arte para os estudantes durante a visitação. A oficina desta segunda-feira, 7, foi sobre desenho de observação de insetos ministrada pela artista Natália Bamberg.

É importante destacar que as visitas foram previamente agendadas garantindo, também, o transporte desses estudantes.

Confira o cronograma de visitação:

07/11- manhã e tarde (EM Ernesmar)

08/11 – manhã ( EM Madre Glória)

08/11- tarde ( EM Nativa Fernandes)

10/11- manhã ( EM Honor Figueira)

10/11- tarde ( EM Maria das Dores Carpinetti)

18/11- manhã ( EM da Fortaleza)

18/11- tarde ( EM Sebastiana de Oliveira e EM Virgínia Lefévre)