Área para construção da Etec é definida no bairro Jardim Carolina

Nesta semana, a prefeita Flavia Pascoal formalizou junto à Secretaria Municipal de Urbanismo o projeto que prevê a divisão de um terreno localizado no bairro Jardim Carolina para a construção da sede própria da Escola Técnica do Centro Paula Souza – Etec. O desdobro refere-se a um espaço de 9.099,82 m² de uma área municipal.

Com mais de 10 anos de atuação em Ubatuba e cerca de 140 alunos, a Etec funciona como uma classe descentralizada da unidade de Caraguatatuba, utilizando as instalações da Escola Municipal Padre José de Anchieta, no bairro Sumaré. A construção da sede própria é necessária para abrigar os estudantes, professores e setor administrativo, bem como expandir a oferta de cursos oferecidos no município.

A prefeita Flavia Pascoal aproveitou a visita do vice-governador Rodrigo Garcia a Ubatuba, no último dia 22 de dezembro, quando foi inaugurado o Poupatempo no município, para solicitar a liberação de recursos para a construção da sede da Escola Técnica. Na ocasião, Garcia mostrou-se solicito ao pedido da prefeita e falou sobre a expansão das Etecs e sobre o modelo de ensino que deseja implantar na cidade.

“As escolas técnicas estão se expandindo rapidamente e, hoje, a pandemia mostrou que a gente pode fazer ensino online com várias estratégias para aumentar o número de alunos. Se tínhamos 50 mil estudantes que faziam ensino integrado, Etec e ensino regular junto, hoje nós temos 200 mil que são alunos que podem entrar no colegial e escolher os dois currículos. Precisaremos ver aqui em Ubatuba, com a diretoria de ensino, como a Etec se integra ao ensino regular. Nosso sonho é que todo o segundo grau de São Paulo seja técnico e regular e o Novo Ensino Médio permite isso e eu quero que Ubatuba já venha com esse novo modelo”, declarou o vice-governador.

Para Flavia Pascoal, a sede própria da Etec é um sonho de mais de uma década. “Durante todo esse tempo, várias promessas não se concretizaram e agora volto a lutar por essa construção, pois a educação é a base da sociedade. Precisamos capacitar nossos jovens e adultos para o mercado de trabalho, como uma medida essencial até mesmo para a retomada da economia. Gostaríamos de ver aqui cursos de enfermagem e de mecânica náutica e estamos trabalhando e lutando para isso. Estamos tendo muitas respostas positivas e acredito ser o caminho certo”, destacou a prefeita, que agradece o apoio recebido do deputado estadual André do Prado e do deputado federal Márcio Alvino na busca pela construção da Etec.