Poder Executivo Municipal

Aula de defesa pessoal completa 2ª Semana de Combate ao Feminicídio

Aula de defesa pessoal completa 2ª Semana de Combate ao Feminicídio

Na tarde de ontem (10), como parte da programação da 2ª Semana de Combate à Violência Contra Mulher e ao Feminicídio de Ubatuba, foi realizado um encontro com mulheres e crianças do bairro do Sesmarias, na ONG Namaskar, para uma aula de defesa pessoal e roda de conversa com o tema “vivências”.

A aula foi ministrada pelos professores e senseis de Jiu-Jitsu Charles Pesan e Tatianne Rodrigues. Estiveram presentes também representantes da Secretaria de Assistência Social, que está promovendo a semana de conscientização, da ONG Namaskar e ainda moradores locais.

“A aula de defesa pessoal não poderia ficar de fora do cronograma da semana, pois a defesa pessoal é fundamental para trazer uma calma relativa em um momento de tensão. Ela deve ser ensinada para crianças, adolescentes e adultos”, comentou Priscilla Patrício, representante da Secretaria de Assistência Social.

A professora Tatianne Rodrigues frisou também durante a aula que é importante sempre pedir ajuda em qualquer situação de insegurança. “Para uma situação de confronto com o agressor ensinamos alguns golpes de defesa, mas lembramos que é recomendado sair correndo gritando “fogo”, pois vivemos em uma sociedade que quando gritamos por socorro ou ajuda a possibilidade de nos ajudarem é menor”, explicou a sensei.

A 2ª Semana de Combate à Violência Contra Mulher e ao Feminicídio de Ubatuba segue até o dia 14 de agosto com diversas ações de conscientização. Confira a programação:

11 de agosto

Às 19h30 – Palestra na Câmara Municipal, rua Antônio Marques do Vale, 250, Silop:

– Psicóloga Amanda Alcântara, tema: Violência psicológica;

– Psicóloga do Núcleo de Cuidados, Bárbara Ilário, tema: Violências em Ubatuba: reflexões e ações.

 

12 de agosto

Das 9h às 12h – Projeto Diva Surfschool em parceria com o Projeto Águas de Gaia, praia do Perequê-Açu, em frente à escolinha de surfe. Serão oferecidas aulas de surfe e acolhimento para profissionais que atuam na linha de frente no combate à violência, incluindo lanche.

Às 16h – Sarau na praça da Igreja Matriz da Santa Cruz da Exaltação, rua Condessa de Vimieiro, 82, Centro.

 

13 de agosto

Às 15h – Roda de conversa com mulheres em frente à Pistinha de Skate, com o tema: “Vivências, Orla da Praia”. Condução: psicóloga Débora Nascimento (CRAS Oeste) e técnica de enfermagem Ecizia de Jesus.

 

14 de agosto

Vídeo de encerramento transmitido pelo Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com a participação da bailarina Lara Pereira – educadora física, bailarina e professora do Studio de Dança Soul de Ubatuba, e com a música “Para todas as mulheres” de Mariana Nolasco.

 

/* * VLibras */