Biblioteca contabiliza quase 4 mil empréstimos de livros em 2023

A leitura proporciona acesso a cenários, histórias e universos desconhecidos, além de ser uma excelente opção de entretenimento e de hábitos saudáveis que contribuem para o bem-estar mental da população. Dessa maneira, a Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense desempenha um papel fundamental ao incentivar essa prática, tanto para fins educacionais quanto de lazer.

Ao longo de 2023, foram 3.735 empréstimos de livros, com destaque para as produções infantis como as mais procuradas pelos sócios. No ranking dos 10 livros mais queridinhos do ano passado, ficaram:

1. Diário de um banana 1 – Jeff Kinney
  2. O ladrão de raios – Rick Riordan
  3. É assim que começa – Colleen Houver
  4. As melhores histórias da turma: Cascão – Mauricio de Sousa
  5. As melhores histórias da turma: Cebolinha – Mauricio de Sousa
  6. As melhores histórias da turma: Turma da Mônica – Mauricio de Sousa
  7. As melhores histórias da turma: Mônica – Mauricio de Sousa
  8. É assim que acaba – Colleen Hoover
  9. As melhores histórias da turma: Magali – Mauricio de Sousa
  10. Diário de um banana 13: A batalha Neval – Jeff Kinney

“Hoje, a leitura acaba competindo com a internet, muitas pessoas deixaram de frequentar a biblioteca, mas também sempre aparecem novos leitores que amam os livros impressos e não vivem sem a leitura”, declarou Douglas Oliveira, agente cultural da biblioteca.

O gosto pela leitura não tem idade definida. Ao tentar traçar uma faixa etária sobre os frequentadores mais assíduos da biblioteca, a idade costuma variar entre 10 e 66 anos.

“Me lembro de decorar os gibis desde pequenininha e já fingir que estava lendo. Fui crescendo e percebi que a leitura transporta a gente para mundos diferentes e nos transforma em protagonistas de várias histórias. Pode ser uma fuga do mundo real, um momento de autoconhecimento e de aprendizagem, que estimula a criatividade, o vocabulário e amplia nossa visão de mundo”, descreveu Mariane Gomes, de 24 anos, que calcula já ter lido mais de 400 livros entre versões impressas e digitais.

O acervo da biblioteca de Ubatuba conta com cerca de 20 mil títulos e somando os sócios, o número chega a 4 mil pessoas, incluindo leitores ativos e inativos.

Balanço 2023 da biblioteca

• Cadastro de novos usuários: 194
  • Renovações de cadastro: 204
  • Frequência de usuários: 9.084
  • Consultas ao acervo: 6.129
  • Livros cadastrados: 598
  • Descartes realizados: 103

Biblioteca de Ubatuba é selecionada por edital Mauricio de Sousa

No mês de outubro de 2023, a Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense foi uma das 82 do Estado de São Paulo contempladas pelo edital do Projeto Biblioteca Mauricio de Sousa e recebeu 120 livros e 36 gibis referentes ao acervo da Turma da Mônica e do escritor e cartunista Mauricio de Sousa. A doação também contou com exemplares em braile e estão à disposição na biblioteca com o objetivo de incentivar e promover a leitura.

Funcionamento

A biblioteca fica na Praça 13 de Maio, nº 52, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45. Dúvidas ou mais informações sobre como se tornar um sócio podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-4584 (whats) ou e-mail: biblioteca@fundart.com.br.

A Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense é administrada pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart).