Secretaria de Educação tem conquistas inéditas em 2021

O ano de 2021 foi considerado de muitos avanços para a Educação do município. O setor apresentou conquistas inéditas, como a aprovação da nova redação do Plano de Carreira do Magistério pela Câmara Municipal no dia 21 de setembro, que contemplou a categoria com mais uma vantagem: a inserção da licença prêmio.
A Secretaria de Educação ainda realizou o Fórum Municipal de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) visando atender à legislação vigente e fortalecer a responsabilidade e o compromisso coletivo com a educação, promovendo um debate democrático e participativo sobre a Educação no município.
Outro ponto considerado essencial para a Administração é o das formações continuadas dos profissionais, realizadas durante todo o ano para os diferentes níveis das etapas, inclusive, da Educação Especial.
Além disso, é possível elencar ações como instalação de um laboratório de ciências nas escolas, os polos de inovação tecnológica em parceria com a Faz Educação, as tratativas para a implantação de um polo tecnológico em parceria com o governo do estado na EM Padre José de Anchieta e os avanços da pasta neste ano, como a entrega de kits de brinquedos e parques adaptados para as escolas, entrega de equipamentos – como compra de aquecedores para piscinas e de caixas de som e, por fim, o pagamento do abono aos professores.

Como encerramento do ano, ainda fizeram parte das ações da secretaria o Treinamento em Comunicação para Educadores, a formação para os Gestores sobre o Projeto Político Pedagógico e uma palestra com  o escritor e comediante Marcelo Marrom.

Manutenção escolar
Com relação à Manutenção Escolar, de janeiro a outubro de 2021foram atendidas 1134 solicitações recebidas em um total de 1826, mesmo com uma equipe reduzida. Foram melhorias estruturais nas unidades escolares, contemplando telhado, reforma de quadras, pinturas das Escolas entre outras ações.

O setor conta com uma equipe de 32 pessoas divididas em: uma equipe de capina (oito pessoas), uma equipe de obras (oito pessoas), duas equipes de elétrica (com quatro pessoas cada), uma equipe de hidráulica (duas pessoas), uma equipe de carpintaria (duas pessoas), uma equipe com o caminhão (duas pessoas), uma equipe de pintura (cinco pessoas) e um encarregado.

Transporte
A frota dos veículos do transporte escolar também foi reformulada. A mudança visa melhorar o serviço oferecido pela secretaria, tanto no atendimento aos estudantes, que dependem dos veículos para chegar até as escolas, como para o suporte dos serviços, como, por exemplo, a manutenção escolar.
Primeiramente, a pasta investiu em dois caminhões para os serviços básicos de manutenção nas unidades do município. Um foi adquirido e o outro foi reformado. Em julho, também foi adquirido um automóvel modelo Spin, totalmente adaptado para transportar crianças e jovens com necessidades educativas especiais e com mobilidade reduzida, totalizando um investimento de R$ 118 mil.
Ainda foi feita a revisão completa de todos os veículos da frota do setor, com manutenção mecânica e troca de óleo lubrificantes e de filtros de ar, bem como higienização e limpeza atendendo todos os protocolos de combate à Covid-19.
Em 2021, 701 alunos foram transportados por meio de frota própria, atendendo 14 escolas. São 17 rotas entre sul, norte e oeste do município.

Outras ações

Implantação da Universidade virtual do Estado de São Paulo (Univesp) universidade pública gratuita para com polo sediado na escola Olga Gil;

Pagamento de valor retroativo por aperfeiçoamento profissional de anos anteriores – uma solicitação antiga dos servidores;

Criação do “Projeto Férias” para atender os alunos no mês de Janeiro em diversas unidade escolares;

Adaptação do processo de ensino-aprendizagem às aulas remotas e em modalidade híbrida durante a pandemia da Covid-19, com orientação dos profissionais das unidades e preparação dos espaços para o retorno gradual;

Força tarefa para cuidar dos espaços escolares com apoio da comunidade, dos pais, gestores e funcionários ;

Redução de gastos devido a encerramento de contratos de prédios alugados e otimização de profissionais;

Reestruturação das salas de recurso, com envio de materiais pedagógicos e livros, com processo em andamento para aquisição de 15 computadores;

Realização do Prêmio Experiências Inovadoras de Educação, que visou contemplar as duas práticas mais votadas de cada segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, Sala de Recursos e EJA e cuja votação aconteceu de maneira online, contando com a participação da comunidade;

Gravação do documentário “Encontro das culturas tradicionais de Ubatuba – tecendo saberes entre educação e cultura” com a participação dos alunos da EM José Belarmino Sobrinho e de representantes de comunidades tradicionais e caiçaras do município para valorização e  fortalecimento da cultura local.