Setor de Trabalho e Renda de Ubatuba divulga balanço 2021

A Secretaria de Assistência Social instituiu o Setor de Trabalho e Renda buscando

alinhar assistência social com oportunidades de trabalho e renda. Só nesse ano de 2021, foram  cerca de 1600 atendimentos com 905 inserções no mercado de trabalho.

Dentro do setor, estão disponíveis serviços como o Balcão do Emprego, setor de Documentos, Cursos Profissionalizantes, Frente de Trabalho e Banco do Povo.

Tanto o Balcão de Empregos como o banco do Povo passaram a funcionar na nova unidade do Poupatempo, que fica na rua Professor Thomaz Galhardo, 1172, Térreo, Umuarama.

Confira um pouco sobre os serviços e atendimentos de 2021:

Balcão de Emprego

– Atua na promoção de emprego por meio da disponibilização de vagas recebidas de

empresas mediante solicitação delas.

– Público alvo: População desempregada, sub-empregada ou que deseja buscar outra

colocação de trabalho.

– Forma de acesso: Pelo site da Prefeitura ou atendimento presencial.

Documentos

-Esse setor é uma referência na orientação sobre solicitações de diferentes documentos no município.

-Público alvo: Pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social.

-Formas de acesso: Presencial

Formação Profissional

– A formação profissional é o conjunto de atividades que visam a aquisição teórica

e/ou prática de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos para o exercício das

funções próprias de uma profissão.

– Os cursos são ofertados de forma descentralizada nas comunidades por meio de

parcerias, nesse momento com o SEBRAE e o SENAI.

Previsão de qualificação para 2022:

-Técnico de Funilaria – presencial (42 alunos) em parceria com SENAI/SEBRAE

-Panificação – presencial (48 alunos) em parceria com governo estadual.

– Outros em análise, aberto às demandas por parte da população interessada.

Frente de Trabalho

Em 2021, o setor iniciou com um total de 40 vagas distribuídas entre pessoas de baixa

renda e pessoas com necessidades especiais e que estavam fora do mercado de trabalho. O programa é um benefício assistencial que cria oportunidades de trabalho, inserção à sociedade e contribui com renda familiar.

O programa foi encerrado com 27 beneficiários em dezembro/2021 ressaltamos que a diminuição do número inicial se deve, principalmente, a contratação no mercado formal de trabalho dos participantes.

Bolsa Trabalho

A secretaria de Assistência Social de Ubatuba aderiu ao Bolsa Trabalho, ação que integra o programa Bolsa do Povo, do governo do estado de São Paulo, e que tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Podem se inscrever trabalhadores desempregados residentes no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, com renda per capita de até meio salário-mínimo e que não sejam beneficiários de Seguro Desemprego ou de qualquer outro programa assistencial equivalente. Cada núcleo familiar pode ter apenas um beneficiário.