Smapa e Cati realizam evento comemorativo ao Dia do Agricultor

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ubatuba (SMPA) em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Casa da Agricultura de Ubatuba, do governo do Estado de São Paulo, se reuniram para promover um evento de valorização ao produtor rural, em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho.

O “Café com prosa” acontece na quinta-feira, 27 de julho, das 8h30 às 17 horas, na sede da Cati. A iniciativa vai reunir a categoria e aproveitar a oportunidade para disponibilizar orientação e diversos serviços com o apoio das instituições convidadas, como Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA/SAA-SP e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba – STTR.

Os participantes poderão saber mais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA), além de abordagem de assuntos como associativismo e cooperativismo, aposentadoria rural, cadastro e nota fiscal de produtor e imposto de renda e tira dúvidas sobre merenda escolar (PNAE).

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária do estado também marcará presença no evento, por meio de  palestras sobre  o  Sistema cadastral de Gestão de Defesa Agropecuária de  Animais e Vegetais(GEDAVE) , atualização e cadastro de equinos, disponibilização de uma Base Móvel para os agricultores, sistemas de informatização do Monitoramento de moluscos bivaves (mexilhões) do Litoral Norte dentre outras atividades de peculiar interesse do Estado.

A Secretária da pasta, Márcia Rangel, destacou a importância dessa parceria.  “Estamos buscando fortalecer estas relações institucionais para o desenvolvimento de ações em prol de pescadores, maricultores e agricultores, além dos povos e comunidades tradicionais, apoiando suas entidades representativas, como associações, e também o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). Juntos somos mais fortes”, enalteceu.

Valorização na prática

A SMPA entende a importância da realização do evento, mas não deixa de buscar promover uma atuação contínua e efetiva de apoio ao agricultor. Há duas semanas, uma equipe da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ubatuba (SMPA) está visitando as propriedades rurais do município para fazer um levantamento das demandas dos agricultores. Em Ubatuba, são mais de 100 famílias de pequenos agricultores, muitos deles são agricultores familiares, que fazem desde o cultivo convencional ao agroecológico, orgânico e o extrativismo sustentável da Mata Atlântica.

“As visitas são de vistoria nas propriedades e de conversa com os produtores, ocasiões em que a equipe verifica o que eles precisam, qual a maior necessidade para a produção, que tipo de serviço e de preparo do solo está sendo executado para que a secretaria faça a adequação da frota agrícola visando melhorar o atendimento à categoria”, reforçou Márcia.

“O incentivo e valorização da agricultura e dos agricultores do município é essencial para a preservação do modo de vida e cultura caiçara, pois é a base originária de suas atividades, que era a roça tradicional de subsistência e a pesca. As comunidades tradicionais, constituídas em grande parte por produtores rurais e pescadores, são reconhecidas atualmente como fator de preservação ambiental, pois, onde ainda existe uma comunidade tradicional o ambiente está preservado”, complementou.