Aleitamento materno é tema de eventos da campanha Agosto Dourado

O Comitê da Primeira Infância, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, promove o mês do “Agosto Dourado” com diversas atividades de incentivo ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde do município. As ações de intensificação da promoção, proteção e apoio à amamentação acontecem ao longo de todo o mês.

A campanha reforça a importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças, sendo criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, entre elas infecções respiratórias e alergias. O aleitamento materno diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Há evidências ainda de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

O encerramento da campanha será realizado no dia 31 de agosto, às 14h30, no prédio da Câmara Municipal. Na ocasião, será promovida uma roda de conversa com o tema: “Amamentar vale ouro”, conduzida por profissionais da Saúde e da Educação, dialogando sobre a importância da amamentação.

Confira a programação do “Agosto Dourado” em Ubatuba:

Dia 16: Perequê-Açu (às 9h30) – grupo de gestantes com participação de saúde bucal

Dia 17: Jardim Carolina (às 13h) – roda de conversa

Dia 18: Maranduba (às 9h) – roda de conversa com orientação nutricional

Dia 21: Marafunda (às 10h) – roda de conversa e dinâmica com a equipe

Dia 22: Sertão da Quina (às 10h30) – roda de conversa

Dia 22: Estufa I (às 10h) – roda de conversa com shantala

Dia 23: Ipiranguinha (às 9h30)

Dia 23: Perequê-Mirim – na creche ao lado do posto (às 14h) – roda de conversa, oficina de aleitamento

Dia 23: Estufa II (às 15h) – roda de conversa multiprofissional

Dia 24: Saco da Ribeira (13h) – roda de conversa

Dia 25: Taquaral (às 9h) – roda de conversa gestantes e lactantes

Dia 25: Sesmaria (às 14h) – roda de conversa, quiz (verdade e mito sobre aleitamento)

Dia 31: Câmara Municipal (às 14h30) – roda de conversa “Amamentar vale ouro”

Ações já foram realizadas na Estufa II-A, Ipiranguinha, Puruba e no Itaguá.