Poder Executivo Municipal

Setur capacita funcionários da Comtur para atuação durante temporada

Setur capacita funcionários da Comtur para atuação durante temporada

Após a aprovação do Projeto de Lei que prevê o retorno do ordenamento do transporte fretado de turismo em Ubatuba, a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) promoveu uma capacitação para os funcionários da Companhia Municipal de Turismo (Comtur) que irão atuar diretamente com o ordenamento do Turismo na cidade – fiscalização e receptivo – na última segunda-feira, 05.

O projeto de lei aprovado pela Câmara dispõe sobre a regulamentação da atividade econômica de transporte turístico de superfície terrestre e institui a taxa de controle e fiscalização da atividade econômica na Estância Balneária de Ubatuba. Com a aprovação do projeto de lei, as empresas de transporte turístico deverão voltar a solicitar a senha para a SETUR (Secretaria de Turismo) em parceria com a COMTUR (Companhia Municipal de Turismo) e realizar o pagamento da respectiva taxa. Além disso, a parceria deve ampliar um pouco as funções da Comtur, que também vai atender o receptivo.

De acordo com a secretária de Turismo, Thaila Brito, o treinamento visa alinhar as questões antes não fiscalizadas pela Comtur. “Com essa iniciativa vamos voltar a ter ordenamento do turismo fretado, exigindo as documentações, o que evita muitos acidentes, impedindo o excesso de veículos, entre outras situações que possam prejudicar a vida do morador e também a experiência do turista”, destacou.

O diretor de Desenvolvimento do Turismo, Rodrigo Andrade, acrescentou sobre a importância da atuação conjunta entre Comtur e Setur no quesito de abordagem ao público relacionada às informações turísticas e atrativos. “O Turismo é uma atividade econômica representada pelo conjunto de transações de compra e venda de serviços. Consideramos uma atividade intersetorial, ou seja, que deve ter envolvimento do setor privado (trade).  Ubatuba é um destino com muitas opções de segmentos turísticos, por isso, a Setur pode fazer uma apresentação e capacitação abordando toda a realidade do Turismo na cidade em termos de atrativos, planejamento e organização, investimentos, equipamentos, infraestrutura, participação da comunidade, parcerias, comunicação e marketing, comercialização de produtos entre outros, enfim, uma conquista em termos de parceria, ordenamento e profissionalização do segmento no município”, finalizou.

 

/* * VLibras */