Pesquisa direcionada ao trade fomenta planejamento do receptivo

A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) reforça a conscientização do Circuito Litoral Norte, consórcio do qual faz parte, sobre a importância da colaboração dos empresários do trade Turístico de Ubatuba responderem as pesquisas do observatório turístico que visam reunir dados mensais para o planejamento e ordenamento do Turismo na cidade.

Os municípios são responsáveis pela coleta das informações, o consórcio coordena o fluxo e quantidade de informações e o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) é responsável pela avaliação, consolidação e publicação dos dados em um trabalho integrado e coordenado para trazer atualizações relevantes sobre a operação turística regional.

De acordo com o com o consultor Inteligência de Mercado InvestSP/SETUR-SP, Fabio Montanheiro, “os dados de performance de meios de hospedagem e agências de turismo são importantes para medirmos a participação do Turismo na economia do município e da região além de ajudar a apontar se o mercado está se desenvolvendo ou não, ajustar as novas sazonalidades e recuperação do setor após a pandemia de Covid-19”.

Além disso, o acompanhamento das agências de receptivo da região e dos meios de hospedagem possibilitam o melhor entendimento do setor na Região Turística, tanto no período atual de recuperação do turismo, quanto no futuro, para que melhores estratégias possam ser desenvolvidas.

“Acreditamos que o CIET é fundamental para termos um raio x da economia do turismo em nosso município. Isso nos traz dados para desenvolvermos o planejamento de políticas públicas de turismo, e necessário sabermos a realidade do turismo em Ubatuba e no Litoral Norte, recentemente obtivemos dados de que fomos a cidade que obteve o 1º lugar na retomada de hospedagem após a pandemia, o que nos demonstra que devemos continuar esse caminho em busca de dados da situação real do trade e dos turistas em nosso litoral”, salientou a secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito.

No município, a Secretaria de Turismo está entrando em contato diretamente por e-mail e telefone para obtenção dos dados.