Poder Executivo Municipal

Secretaria de Urbanismo lança cartilha para agilizar aprovação de projetos

Secretaria de Urbanismo lança cartilha para agilizar aprovação de projetos

Já está disponível na página internet da Prefeitura de Ubatuba a “Cartilha para aprovação de projetos”, elaborada pela Secretaria Municipal de Urbanismo. O objetivo da publicação é auxiliar interessados e profissionais da área sobre como devem ser apresentados os projetos para a devida análise e aprovação por parte dos órgãos municipais.

A cartilha destaca quais documentos devem ser apresentados para a abertura do processo administrativo de aprovação de projetos de construção, seja para uma residência unifamiliar ou um comércio de categoria simples, seja para um projeto mais complexo, como é o caso de um empreendimento multifamiliar, que são os prédios de apartamentos.

“As regras explicadas na cartilha são parte das legislações municipal, estadual e federal que disciplinam o assunto e, portanto, são de cumprimento obrigatório”, explica a secretária de Urbanismo de Ubatuba, Soraya de Paula Rosario. “A correta apresentação da documentação exigida agiliza a aprovação do projeto”, completa.

Somente na pasta do Urbanismo, tramitam diferentes processos como emplacamento de obras, ligação de energia e água, certidão de diretrizes, análise de viabilidade de instalação de equipamentos urbanos, projetos residenciais, comerciais e de empreendimentos principalmente na área de hotelaria, além de denúncias de fiscalização de obras em execução, entre outros.

Ao construir, é necessário observar itens como exigência ou não de aprovação prévia (no caso de terrenos em condomínios), observar o zoneamento e qual taxa de ocupação do terreno é permitida nesse local, taxas de impermeabilização, recuos frontais, laterais e de fundo exigidos, estrutura de esgoto. Detalhes como esses devem constar do projeto, assim como plantas baixas e documentações que comprovem a propriedade do terreno da área em construção.

Segundo a secretaria, a maior parte dos comunicados hoje tem sido na área do saneamento. Por isso, antes de dar entrada no processo de aprovação, feito junto ao Fácil – Posto de Atendimento ao Contribuinte, é preciso anexar também os cálculos mostrando que a infraestrutura prevista no projeto comporta a destinação do esgoto gerado pela quantidade de pessoas que transitará no imóvel.

A equipe da secretaria está disponível para atender a dúvidas pelo email urbanismo@ubatuba.sp.gov.br

Clique para acessar a “Cartilha de Aprovação de Projetos”.

/* * VLibras */