Poder Executivo Municipal

Técnicos do Estado fazem coleta de mariscos para análise laboratorial

Técnicos do Estado fazem coleta de mariscos para análise laboratorial

Em função da suspensão da comercialização de mariscos devido à ocorrência do fenômeno denominado “maré vermelha”, técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado S. Paulo – CDA, acompanhados do diretor de gestão de meios produtivos da Secretaria de Agricultura e Pesca de Ubatuba, Leonardo Moraes, realizaram a coleta de amostras de água, carne de mexilhão e fitoplâncton na terça-feira, 29.

O objetivo da ação foi recolher o material, que será enviado a um laboratório especializado em Santa Catarina, para ser testado a fim de identificar a presença de algas potencialmente tóxicas na carne dos animais, o que torna possível reconhecer se eles estão efetivamente contaminados.

A coleta foi realizada na praia da Barra Seca e contou com apoio da comunidade e dos maricultores que produzem no local. Foram coletados seis quilos de mexilhões, que foram limpos e embalados para serem enviados por avião, seguindo os protocolos exigidos.  As amostras de água e fitoplâncton também foram enviadas frescas no mesmo dia para o laboratório a previsão é de emissão de laudo em até 15 dias.

“A cidade aguarda o resultado dessa análise para saber quais serão os próximos passos. Caso não seja constatada a presença de algas tóxicas na análise de carne dos mexilhões, a comercialização volta a ser liberada; caso ainda haja a presença da substância, o comércio continua suspenso até que a gente tenha duas análises negativas”, explicou Moraes.

/* * VLibras */