Secretaria de Saúde alerta população para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Já pensando nos meses de chuva que se aproximam, o setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os moradores para o cuidado na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças arboviroses, como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.

Segundo o boletim informativo da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, divulgado nesta segunda-feira (14), o município já registrou este ano 572 casos de dengue e outras duas pessoas foram confirmadas com Chikungunya, sendo uma do bairro do Rio Escuro e outra do Perequê-Açu.

A melhor forma de prevenção dessas doenças é eliminar água parada que pode se tornar criadouro do mosquito. Para isso, mantenha a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Como prevenção pessoal, intensificar o uso de repelentes e optar por roupas que minimizem a exposição da pele são medidas que evitam a picada do mosquito transmissor.

De acordo com o setor de Endemias, uma programação de mutirões contra o mosquito deve ser iniciada no mês de setembro, com vistorias em residências e comércios do município.

Confira os números da dengue em 2023:

Janeiro: 5

Fevereiro: 14

Março: 80

Abril: 145

Maio: 142

Junho: 112

Julho: 63

Agosto: 11

O boletim epidemiológico informa ainda que 193 exames de verificação de dengue aguardam resultado.