Comitê de enfrentamento à Covid discute medidas para frear novos casos

O Comitê de Gerenciamento de Crise frente à Covid-19 em Ubatuba se reuniu na manhã desta quinta-feira, 13, para analisar os dados da pandemia no município e discutir medidas mais energéticas para conter o avanço da doença na cidade.

O aumento no número de novos casos confirmados, embora já esperado por conta das festas de fim de ano, tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde e exigido ações conjuntas entre várias secretarias. Durante a reunião, diversas ações de prevenção da Covid-19 foram propostas e serão analisadas pela municipalidade, entre elas o adiamento de eventos e a exigência de comprovação de vacina.

O grupo de enfrentamento reforçou a necessidade da colaboração de comerciantes da cidade em manter o distanciamento adequado, principalmente em bares e restaurantes, bem como o apoio da população em concluir o esquema vacinal e seguir de forma correta as exigências do uso de máscara cobrindo o nariz e a boca e a higienização constante das mãos com álcool em gel.

Durante o encontro, as equipes de saúde apresentaram os números de testagem da Covid no município. Entre os dias 10 e 12 de janeiro, com a abertura dos postos de saúde no período da tarde para atendimentos de síndrome gripal, foram realizados uma média de 540 testes rápidos, com cerca de 200 casos positivados. Mesmo com a expansão do vírus, foi explicado que os testes são aplicados apenas em pacientes que apresentam sintomas, conforme orientação do protocolo estadual. A região do centro de Ubatuba concentra a maioria dos testes positivos para Covid-19.

Outra preocupação do grupo refere-se aos afastamentos dos trabalhadores que podem comprometer o andamento de serviços públicos. De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Saúde, Tatiana Mansur, apenas devem ser afastados colaboradores sintomáticos. “Quem não estiver com sintomas pode trabalhar normalmente, fazendo uso de máscara de proteção e seguindo todos os cuidados necessários”, explicou.

Uma parceria entre a Saúde e a Secretaria de Educação também foi acordada para o início da vacinação em crianças de 5 a 11 anos, que deve começar já na próxima semana. A cidade ainda aguarda a chegada dos imunizantes para esse novo público para divulgar o fluxo de aplicação das vacinas.

Diante da expansão da Covid-19 e da urgência em adotar medidas de contenção, o Comitê de Gerenciamento de Crise já agendou um novo encontro, quando os resultados de estudos devem sem apresentados ao grupo para definição de ações.

Confira no link abaixo mais informações sobre as exigências para testagem e isolamento social: