Reinauguração da sede da Fundac também marca 385 anos de Ubatuba

Autoridades, representantes das secretarias, funcionários e vereadores estiveram presentes na solenidade de reinauguração da sede da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (FUNDAC) que aconteceu na tarde de segunda-feira, 31. A cerimônia faz parte da programação alusiva aos 385 anos de Ubatuba.

Durante a sua fala, a presidente da instituição, Camila Brandão, falou emocionada sobre as conquistas nesse tempo que tem estado à frente da Fundac, como a promoção de atividades descentralizadas para atender crianças e jovens, as melhorias estruturais na casa de acolhimento de crianças em vulnerabilidade e, agora, a mudança para a nova sede.

Ela relembrou suas origens caiçaras e contou uma pequena história para ilustrar a importância do momento. “Minha avó dizia que quando você não tem o que você quer, você deve usar o que você tem e transformar. O mais importante é transformar um cenário triste em um cenário alegre e eu quero que a Fundac seja um cenário alegre para as nossas crianças”, compartilhou.

Representando a Câmara Municipal, o presidente, vereador Jorge Ribeiro, parabenizou a gestão e todos os servidores da instituição, reconhecendo a importância do equipamento para as crianças de Ubatuba.

A prefeita Flavia Pascoal comemorou mais uma conquista. “Fico feliz em termos dado esse salto, efetuando melhorias nesse prédio para podermos atender melhor as famílias e as oficinas, além da descentralização das atividades para as crianças dos bairros mais distantes, que está em nosso plano de governo. Tudo isso que estamos fazendo é para atender melhor nossas crianças e adolescentes”, garantiu Flavia.

Mais vantagens

A nova sede foi instalada em um prédio adquirido pela Fundac em 2013, no qual funcionavam apenas algumas oficinas e atendimento às famílias. Este ano, o local foi ampliado com quatro novas salas, um espaço administrativo e um salão para oficinas socioeducativas, possibilitando o funcionamento da nova sede administrativa.

Além desses benefícios, outra grande conquista será no âmbito educacional. “Com o novo espaço, o prédio antigo foi devolvido à municipalidade, o que vai possibilitar a ampliação da creche EMEI Prof. José Carlos Pereira que fica ao lado, assim, resultando na futura abertura de novas vagas para atender a Educação Infantil municipal”, acrescentou Camila.

Segundo à Secretaria de Educação, atualmente existem 50 crianças na lista de espera do centro; com ampliação, será possível atender, inicialmente, 75 crianças.

Sobre a Fundac

A Fundac foi criada em 14 de Abril de 2003, pela Lei Municipal nº 2.331, com o objetivo de implantar e implementar programas e projetos voltados para o atendimento de demandas relativas à criança e adolescentes, no sentido de enriquecer a rede de serviços do município, obedecendo as diretrizes da Lei Federal n°8.086 de 13 de julho de 1990-ECA.

Desde então a FUNDAC, executa programas/projetos e serviços voltados ao atendimento do seu público alvo Criança e adolescentes.

As instalações utilizadas anteriormente eram de um prédio cedido pela municipalidade por meio da Lei nº 2369, de 25 de junho de 2003, que concedeu a permissão de uso do imóvel. Porém, com a reinauguração, além de concentrar todo o atendimento da Fundac em um só prédio, os custos com água e energia também serão reduzidos, pois não serão mais dois espaços e sim, um só.