Poder Executivo Municipal

Guarda Municipal de Ubatuba comemora 28 anos

Guarda Municipal de Ubatuba comemora 28 anos

Nesta terça-feira, dia 31, a Guarda Municipal de Ubatuba completou 28 anos com uma confraternização unindo toda a equipe e representantes do Executivo e do Legislativo. 

“É uma honra poder estar à frente dessa tropa que comemora hoje 28 anos de estrada e de muita luta. Faço parte da Guarda Municipal há 26 anos, e agradeço imensamente à prefeita Flavia Pascoal pela oportunidade que me deu de poder liderar essa corporação tão importante para a cidade”, comemorou Patrícia Ferreira do Amaral, comandante da Guarda e a segunda mulher a ocupar esse posto no município. 

A prefeita Flavia Pascoal participou da celebração, realizada na sede da Guarda no bairro Perequê-Açu, e reforçou o compromisso de lutar para ampliar o trabalho realizado pelo grupo. “Parabéns a todos os envolvidos, fico extremamente feliz em participar dessa história. Ainda neste ano vamos batalhar para realizar o nosso concurso público e reforçar esse trabalho tão bonito feito por essa corporação, que protege e cuida da nossa cidade”, concluiu. 

Além da prefeita e da comandante Patrícia, estiveram no evento o secretário de Segurança Pública, Major Edílson Ramos de Oliveira, e os vereadores Rogério Frediani, Silvinho Brandão e Josué D’Menor.

História 

 A GCM foi criada pela Lei Municipal 1369//94 e tem como missão a proteção dos próprios munícipes, bens e serviços relevantes à população ubatubense. A primeira turma de guardas municipais foi formada em 1995, com 30 pessoas. Em 1996, a segunda turma foi formada, passando a ter 70 integrantes. Vários comandantes passaram pela liderança da corporação. O primeiro deles, e grande idealizador da GCM, foi o tenente PM Hércules Barbosa Silva, hoje comandante “in memorian”. 

Em 2013, foi estabelecido o estatuto da GCM pela lei 3629, que regulamenta sua estrutura organizacional, estrutura hierárquica e atribuições funcionais, direitos e vantagens, ética profissional.

/* * VLibras */