2022: Comtur emitiu 2.550 autorizações para transporte turístico

A Companhia Municipal de Turismo (Comtur) emitiu em 2022 um total de 2.550 senhas para entrada em Ubatuba de ônibus, micro-ônibus e vans. A Comtur é responsável, em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), pela autorização e fiscalização da atividade econômica de transporte turístico de superfície terrestre no município e arrecadou no último ano a quantia de R$ 1.541.610,21.

As autorizações foram concedidas por meio de estabelecimentos cadastrados e particulares. Para ônibus foram concedidas 1.456 senhas, para vans 892 e para micro-ônibus foram outras 202 autorizações. A atuação da Companhia regulamenta o acesso e permanência de veículos de turismo na cidade, de modo a garantir o bom fluxo nas vias e fomentar o turismo responsável.

Atualmente, a Comtur encontra-se em processo de liquidação, ou seja, promove o gerenciamento da atividade remanescente da Companhia para encerrar as atividades negociais. No último mês de dezembro, um projeto de lei aprovado pela Câmara alterou a Lei Municipal nº 4.532 prorrogando o prazo de liquidação da Comtur para cinco anos. A prorrogação permitiu à Companhia Municipal de Turismo parcelar débitos acumulados no valor de R$ 5.692.167,13.

A presidente da Comtur, Erica Teixeira de Jesus, explica que a Companhia se encontra com aptidão fiscal e com débitos antigos reduzidos pela metade. “Empreendemos muitos esforços nos últimos meses e que já resultaram em redução significativa das despesas de funcionamento, além de redução dos débitos afetos a outras gestões que era de aproximadamente R$ 10.000.000,00 e com a negociação realizada conseguimos reduzir para cerca de R$ 5.000.000,00, que serão pagos em parcelas mensais, resultando em economia e garantindo a regularização fiscal. Também foram solucionadas mais de 70% das ações judiciais e procedimentos administrativos, contando com a atuação eficaz da assessoria jurídica em conjunto com a diretoria”, ressaltou Erica.

Outra novidade do ano passado foi que além da parceria para o controle de entrada e permanência de veículos de turismo na cidade, o contrato firmado em novembro com a Setur também deu início a um apoio da Companhia no atendimento ao turista na sede da Secretaria de Turismo. Em dois meses de atuação foram recepcionados 129 turistas, sendo 21 deles de outros países. A medida visa fomentar ainda mais o turismo na cidade. O atendimento ao turista é oferecido todos os dias, das 8h às 20h.

A Comtur funciona na Avenida Iperoig, nº 214 – Centro.