Proteção e Bem-Estar Animal faz balanço de 6 meses de atuação

Criado há 6 meses com objetivo de desenvolver ações de controle populacional de animais domésticos, bem como procedimentos necessários à assistência de animais abandonados e em situação de maus tratos, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Ubatuba já alcançou importantes conquistas para a causa animal, entre elas a castração de 1.230 animais neste período, a regularização de documentações, entre outros.

Segundo o diretor do departamento, Carlos Rocha, o setor foi criado para atender diversos pedidos de ongs independentes e com isso contribuiu para que o cuidado com os animais fosse institucionalizado na cidade. “A primeira ação que fizemos foi criar fisicamente o departamento com seu corpo administrativo. E a segunda prioridade foi fazer toda documentação junto aos órgãos regulamentadores como Conselho Regional de Medicina Veterinária, que não existia. Além da melhora do CRA (Centro de Referência Animal) e das ações de castrações realizadas pela prefeitura”, comentou.

Além dessas iniciativas, o departamento realizou:

– Renovação do convênio com clínicas particulares, renovação do contrato já existente (que contempla apenas uma clínica) e ampliação com outras 2 clínicas. Em um futuro próximo, uma quarta clínica também entrará neste contrato (o processo já está em homologação).

– Realizações constantes de castrações, com média de 205 procedimentos /mês entre a clínica e prefeitura, dando um total de 1.230 animais castrados em 6 meses.

– Oferta de 30 consultas por semana no CRA e 30 agendamentos por semana para vacinação antirrábica.

– Implantação do serviço de inscrição no CRA por telefone (12) 3833-1985 e presencialmente para castração gratuita pelo convênio das clínicas particulares.

– Promoção de serviço de castração uma vez por semana na sala de castração da Maranduba.

– Promoção de campanhas nas comunidades indígenas com ongs de auxílio veterinário e castrações de animais domésticos. Na Aldeia Renascer, todos os animais foram castrados e vacinados contra raiva.

– Desenvolvimento de programa de conscientização junto aos tutores de equinos e chipagem dos animais em andamento com boa adesão.

– Desenvolvimento de mutirão de atendimento de denúncia de maus tratos.

– Alinhamento com Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Instituto ProFauna, Instituto Argonauta e Ibama para melhora dos atendimentos relacionados à proteção de animais silvestres.