Sebrae irá oferecer consultoria para pescadores do Mercado

Um encontro realizado na quarta-feira, 26, reuniu representantes da Secretaria de Pesca e Agricultura de Ubatuba (SMPA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, e do Sebrae, juntamente com pescadores do Mercado Municipal de Peixe para alinhar a oferta de consultoria, individual e coletiva, que será prestada para os permissionários do local.
O serviço, que será oferecido pelo Sebrae, visa orientar os pescadores cadastrados no Mercado a fazerem sua organização financeira pessoal bem como as demandas coletivas do espaço, pensando no Mercado como um todo.
“Para o Sebrae poder atendê-los, eles vão precisar regularizar algumas documentações, o que será realizado com apoio tanto do Cati como da SMPA. Eles precisarão ter a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nota fiscal de produtor e algumas adequações às quais daremos esse suporte”, explicou o diretor de Gestão de Meios Produtivos da secretaria de Pesca e Agricultura, Leonardo Moraes.

De acordo do o secretário da pasta, Luiz Chaves, essa é uma consultoria que, inicialmente vai beneficiar os pescadores do Mercado, entretanto, já existe uma tratativa com o Sebrae para estender o benefício a toda a categoria do município e, em um segundo momento, também contemplar os agricultores.

“Estamos buscando tanto a parte da DAP, do Pronaf, quanto a nota fiscal do produtor para todos os pescadores da cidade”, garantiu Chaves.