Corujão Odontológico inicia atendimento em Ubatuba

A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura de Ubatuba iniciou no último dia 8 o Corujão Odontológico, atendimento em saúde bucal no horário noturno, a partir das 16h30, até o último paciente.

O objetivo da iniciativa é diminuir a fila de espera para tratamento odontológico. Em 2018, quando foi criado como projeto piloto, foram feitos 602 tratamentos. Para 2019, a expectativa é a de concluir cerca de 3.000 tratamentos, entre restaurações, limpezas, raspagem, canais, cirurgias como extrações, entre outras.

Os pacientes atendidos são encaminhados pelas equipes dos diferentes postos de saúde do SUS, bem como pelo mutirão de saúde bucal realizado em março. Os dentistas que atendem no Corujão são os mesmos que atendem nos postos da Atenção Básica. Trata-se de um terceiro turno para que os usuários do SUS possam ter o atendimento bucal o mais rapidamente possível.

“Estamos fazendo tanto procedimentos simples quanto procedimentos especializados no Corujão. O foco é diminuir ou acabar com as filas de espera para as pessoas que em horário normal, de expediente, estavam aguardando na fila de espera e não estavam conseguindo atendimento”, explica Patricia Mello, diretora de Especialidades do CEO.

Para obter o atendimento, é necessário primeiro comparecer a uma unidade de saúde próxima a sua casa, levando RG, CPF e o cartão SUS para obter o encaminhamento. A equipe do CEO entra então em contato para agendar a data de atendimento. Pacientes que foram atendidos no mutirão de saúde bucal e que necessitam continuar seu tratamento também já estão sendo agendados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3834-2316.