Encenação da Paixão de Cristo em Ubatuba terá tradução em libras

A encenação da Paixão de Cristo é o destaque do feriado de Páscoa em Ubatuba. O espetáculo itinerante, que descreve os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, será apresentado na sexta-feira, 19, às 20 horas, com início na Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz.

O evento acontece em Ubatuba há mais de 30 anos e é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart). Pelo segundo ano consecutivo, a direção artística é de Thiago Ramos.

Uma das novidades desta edição é a tradução simultânea em libras, que tem o objetivo de garantir a acessibilidade da comunidade deficiente auditiva e surda à cultura. A tradução será feita pela pedagoga, professora de educação especial na APAE e intérprete de Libras, Aline Amorim de Oliveira, que já vem acompanhando deficientes auditivos que atuam na produção como voluntários.

Um total de 80 pessoas participam da encenação, entre direção, atores e equipe de apoio. Desse total, cinco são deficientes auditivos e surdos. O músico Alan de Oliveira interpreta o papel de Jesus Cristo.

Saiba mais sobre o espetáculo

A Sexta-Feira Santa, também conhecida como “Sexta da Paixão”, antecede o domingo de Páscoa.  Paixão provém do latim passio, que indica sofrimento. É o termo utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução. Nesse dia todo são convidados a recordar o sacrifício de Jesus, ao ser julgado, torturado e crucificado por amor à humanidade.

0415-Ensaio da Encenação da Paixão de Cristo 2019