Prefeitura analisa medidas sobre a Covid-19 e informa Expediente no Natal

Após o pronunciamento do governador do Estado, João Dória, no início da tarde desta terça-feira, 22, a Prefeitura de Ubatuba aguarda a publicação do Decreto que oficializa as medidas da fase vermelha nas datas pontuais. O executivo depende do documento para analisar a necessidade de correção, alteração ou providências a serem adotadas pela municipalidade.

Diante deste cenário, neste primeiro momento, a Prefeitura vai observar o comportamento social quanto a aglomerações, higienização e uso adequado de máscaras em espaços públicos e privados, com reunião agendada para próxima segunda feira, 28. Caso os dados avaliados pela Vigilância em Saúde, semanalmente, e comportamento social indicarem, a Prefeitura tomará as medidas pertinentes, seguindo o Decreto Estadual, e fechando os estabelecimentos comerciais nos dias indicados.

Por enquanto, não há previsão de fechamento das praias, mas voltamos a lembrar que, como se trata de uma doença contagiosa, que depende do bom senso das pessoas em colaborar com evitar sua disseminação, acaba se tornando inconstante.

Mais uma vez, a Prefeitura reforça que o coronavírus não foi controlado e solicita que turistas e moradores tenham consciência de que é necessário evitar aglomeração, higienizar as mãos e fazer o uso de máscara.

Até o momento, quatro leitos de UTI da Santa Casa de Ubatuba estão ocupados com pacientes de Covid-19.  No total, a capacidade de leitos da Santa Casa, atualmente, é de 10 UTIs e 20 de enfermaria.

******* Expediente da Prefeitura no Natal*********

A Prefeitura de Ubatuba tem seu expediente alterado devido ao feriado de Natal. Como previsto no calendário municipal, o dia 24 consta como ponto facultativo e 25 feriado. Desta maneira, os trabalhos se encerram às 15 horas desta quarta-feira, 23, e retoma as atividades às 9 horas da segunda-feira, dia 28.

Unidades de Saúde:

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam normalmente até às 17 horas desta quarta-feira, 23, e reabrem normalmente no dia 28, a partir das 7 horas.

Permanecem abertos todo o período do feriado o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas. Já a equipe do Pronto Atendimento do Ipiranguinha 12h está atendendo na unidade básica de saúde Cícero Gomes, diariamente das 7h às 19h, localizada na rua Batista de Oliveira, 199, esquina com a av. Prof. Thomaz Galhardo (na entrada do Centro da cidade).

A Santa Casa de Ubatuba também funciona com atendimento 24 horas. O endereço é rua Conceição, 135 – Centro.

Coleta de Lixo:

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo funciona com a programação prevista nos bairros em dias e horários normais, sem alteração.

Feira-livre da Praça BIP:
Ao invés de funcionar nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro – ambos sábados, a realização da atividade, exclusivamente nestas semanas, será antecipada para os dias 24 e 31 de dezembro.