“CRAS no bairro” explica Auxílio Brasil para indígenas de Ubatuba

O programa “Auxílio Brasil”, substituto do Bolsa Família, foi o tema da ação informativa realizada pelo  Centro de Referência em Assistência Social  (CRAS) Centro na segunda-feira, 14, na aldeia indígena guarani da Boa Vista, no bairro do Prumirim, região norte de Ubatuba.

O Auxílio Brasil é um programa de transferência direta e indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade social. Podem participar do programa as famílias extremamente pobres, que são aquelas que têm renda familiar per capita de zero a R$ 105,00 (cento e cinco reais), ou as famílias pobres, que são aquelas que têm renda familiar per capita de R$ 105,01 (cento e cinco reais e um centavo) a R$ 210,00 (duzentos e dez reais).

No caso das famílias em situação de pobreza, também é necessário que as famílias tenham, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos – desde que matriculados na rede de ensino básica.

A Caixa Econômica Federal é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Brasil para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania e também pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.

As famílias que já recebiam o Bolsa família, que têm o perfil de renda descrito e tenham seu cadastro atualizado há no máximo 2 anos, foram automaticamente migradas para o Auxílio Brasil.

Segundo relatório mais recente, divulgado em outubro de 2021, havia em Ubatuba 5.386 famílias beneficiárias do Bolsa Família, 15.468 pessoas diretamente beneficiadas pelo Programa. Dentre essas famílias, 87,4 % dos responsáveis familiares (RF) eram do sexo feminino. Considerando a estimativa de famílias pobres no município, que usa como base o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cobertura do programa é de 112%.  Porém esse porcentual deve mudar após a realização do Censo 2022 e consequente atualização populacional.

Até novembro de 2021, 11.760 famílias estavam inseridas no Cadastro Único; 5.718 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos; 9.704 famílias com renda até meio salário mínimo; e 4.892 famílias com renda até meio salário mínimo com o cadastro atualizado.

Mais informações

Para se candidatar ao Programa é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado seus dados cadastrais nos últimos 2 anos. O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica a entrada imediata da família no Programa. Mensalmente, o Ministério da Cidadania faz a seleção, de forma automatizada, das famílias que serão incluídas para receber o benefício.

Para mais informações, interessados podem procurar o CRAS de referência do seu bairro:

>> CRAS Centro (responsável por toda a região Norte também)

Rua Paraná, 375 – Centro – Tel. 3834-3504 (WhatsApp)

>> CRAS Oeste

Rua da Cascata, 744 – Ipiranguinha – Tel. 3836-1002

>> CRAS Sul

Rua Oscar Rossini, 10 – Maranduba – Tel. 3849-5800 (WhatsApp)