Exposição fotográfica Cores Nyotas será aberta neste sábado no teatro

A partir deste sábado, dia 15, a sala de exposição “Tia Helô”, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, recebe a mostra fotográfica Cores Nyotas, produzida pelo Grupo de Mulheres Negras Nyotas, em parceria com a fotógrafa Pola Fernandez. A abertura da exposição acontece às 18h30 e contará com oficina de turbantes para o público presente.

Composta por dezoito retratos em grande formato, a mostra busca estimular uma reflexão sobre a construção da identidade e de memórias ancestrais, a partir dos retratos fotográficos e da utilização do tecido chita como recurso estético e narrativo que compõe o cenário de fundo, sugerindo, uma imagem onde as mulheres são retratadas imersas no “tecido cultural” que envolve suas memórias e ancestralidade.

Com texto do curador Ricardo Resende, a exposição contará também com a projeção permanente (looping) do curta-metragem Cores Nyotas, sobre o processo de criação e produção do trabalho artístico. Além disso, será disponibilizada uma estrutura, cujo fundo infinito confeccionado em chita permitirá ao público realizar selfies, recriando, assim, as fotografias da exposição.

O projeto é contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do São Paulo, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura – Fundart.

A exposição é gratuita e terá duração de 30 dias. A visitação segue o horário de funcionamento do Teatro Municipal.