Integrantes de projeto ambiental instalam placas educativas

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, integrantes do projeto ‘Cuidando do nosso quintal – Embarque na onda da conscientização’, realizaram a instalação de placas de sensibilização, com mensagens de preservação ao meio ambiente.

As placas foram elaboradas pelos alunos participantes do projeto, que contempla a EM Professora Maria Josefina Giglio Silva, supervisionados pela professora Janaína Zanin, que desenvolve o trabalho no contraturno escolar com oficinas de arte, envolvendo alunos do 4º e 5ºano.

A idealizadora e coordenadora do projeto, professora Alessandra Panza, explicou que os alunos escolheram os locais do bairro Estufa II onde as placas foram instaladas: duas próximo ao campo, duas na avenida São Paulo e o restante na área interna e externa da CEI Corsino Aliste Mezquita.

“Durante o percurso, recolhemos parte dos resíduos encontrados na rua para sensibilização e compreensão das crianças com relação a real situação que, muitas vezes, passa despercebida. Entre apenas cinco quarteirões, recolhemos no mesmo lado da calçada um saco de 100 litros, e realizamos uma reflexão sobre os resíduos encontrados, a sujeira que visualizamos no bairro e a necessidade de cuidados. Para essa parte da ação, tivemos o apoio de materiais do Instituto Argonauta, que nos emprestou baldes de lixo e luvas que são reutilizáveis, não gerando mais lixo e reafirmando a necessidade de evitarmos plásticos de uso único” explicou Alessandra.

Para finalizar a ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o grupo realizou um plantio simbólico de quatro mudas nativas no interior da CEI.

O projeto

A oficina “Arte por toda parte” da EM Professora Maria Josefina Gíglio da Silva, é um trabalho realizado pela educadora Janaina Zanin, desenvolvendo a conscientização ambiental através da arte, desenvolvendo pinturas de plaquinhas de madeira com frases de preservação ao meio ambiente, cuidados com o bairro e com o futuro.

“As crianças tiveram a oportunidade de trabalhar com materiais alternativos, usando a imaginação e a criatividade para alertar a comunidade sobre a educação ambiental. Cuidar da escola e do bairro é um dever de todos”, frisou Janaína.