Ubatuba participa de capacitação sobre Ressacas e Inundações Costeiras

Nesta semana, representantes da Defesa Civil de Ubatuba estão participando de uma capacitação sobre o Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o litoral de São Paulo (Saric).

O treinamento acontece a partir desta segunda-feira, 6, em Caraguatatuba. Durante a semana, ainda estão previstas atividades de campo nas praias. Em Ubatuba, a ação externa acontece na sexta-feira, 10.

De acordo com o Governo do Estado, o Saric é um novo sistema que integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias do litoral paulista. A plataforma será incorporada aos planos de contingência municipais e deverá operar já a partir do próximo verão.

PPDC

A capacitação tem como objetivo fortalecer o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que existe e é colocado em prática desde 2016, para erosão e inundações, enchentes e alagamentos causados por eventos meteorológicos e oceanográficos extremos como ressacas do mar e marés altas.

O plano é fruto de todo o planejamento que deve e pode ser realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) para prever as ações e os cenários no município, preparando, organizando e estabelecendo o planejamento do enfrentamento aos eventos relacionados a escorregamentos de encostas, protegendo a população e a infraestrutura no município.

O PPDC é estruturado em três níveis para eventos costeiros: Observação, com vento até 60 km/h, ondas inferiores a 2,0 metros e elevação de maré de até 1,8 metros; Atenção, com vento previsto entre 60 e 80 km/h, ondas de 2,0 a 3,0 metros ou elevação de maré prevista entre 1,8 a 2,0 metros e o de Alerta, com vento previsto acima de 80 km/h, ondas acima de 3,0 metros ou elevação de maré prevista acima de 2,0 metros.