Servidores da prefeitura participam de capacitação sobre animais peçonhentos

Um total de 35 servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Ubatuba participaram de um curso sobre animais peçonhentos que aconteceu na sede da Defesa Civil nos dias 12 e 13 de junho. A maioria dos participantes pertence a setores como controle de endemias e Vigilância Epidemiológica, que são áreas em que esse tipo de conhecimento é essencial.

A palestra, viabilizada pelo Sindicato Rural de Taubaté, faz parte de um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) denominado “promovendo a saúde no campo”, que prevê diversas ações voltadas para a área da saúde. Uma dessas ações é a de animais peçonhentos, prevenção de acidentes e primeiros socorros.

A ministrante foi a instrutora de formação profissional e engenheira agrônoma, Elisângela Cendretti, que destacou a importância de promover uma capacitação como essa em uma cidade como Ubatuba, em que há um cenário que apresenta 80% de mata atlântica. “Precisamos conhecer para não eliminar o animal sem necessidade. O conhecimento faz a gente ter mais respeito por esse tipo de animal no ecossistema e o que fazer, quais providências tomar em caso de acidente”, frisou.

A profissional ainda orientou os presentes como proceder ao se deparar com algum animal que se encaixe nessa categoria. Em Ubatuba, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193, em casos de animal em condições normais   ou para a Polícia Ambiental, pelo 3832-2876, se o animal estiver machucado. As orientações são somente observar o animal: não tentar manipular, não se aproximar e nem tentar prender – somente observar o comportamento.