Poder Executivo Municipal

Trecho da BR-101 recebe mais de 8 km de defensas metálicas

Trecho da BR-101 recebe mais de 8 km de defensas metálicas

Mais de 8 km do trecho da BR-101 (Rio-Santos) dentro do perímetro da cidade de Ubatuba receberam a implantação de novas defensas metálicas. A iniciativa faz parte de uma ação da concessionária CCR RioSP, que administra o trecho federal na rodovia entre Ubatuba (SP) e a capital fluminense, que realizou o serviço em quase 24 quilômetros de extensão da via.

Os novos dispositivos de segurança foram instalados em pontos onde há maior risco de ocorrência, conforme prevê o contrato de concessão. Para implantá-los, a concessionária realizou estudos técnicos onde foram considerados diversos critérios como geometria da via, desníveis e obstáculos fixos próximos a pista e a ocorrência de acidentes. A partir de março desse ano, a segunda fase do projeto será iniciada, com a recuperação dos demais trechos da Rio-Santos.

Para o Coordenador de Conservação da CCR RioSP, Ítalo Santos, o dispositivo de segurança faz parte do chamado conceito de “rodovias que perdoam” que possuem infraestrutura para diminuir a gravidade de possíveis ocorrências na pista. “Investimos na implantação de novos dispositivos e readequação dos existentes na rodovia. Os dispositivos existentes que apresentaram algum problema foram substituídos ou adequados por novos”, explicou.

/* * VLibras */