Capacitação: Defesa Civil de Ubatuba participa de evento em São José

Representantes da Defesa Civil de Ubatuba e de algumas secretarias municipais estiveram em São José dos Campos na tarde de terça-feira, 12, para participar da capacitação “Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência Municipal”, que aconteceu das 9h às 16h, no Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (CEFE),

O evento visa oferecer apoio aos municípios nos processos de integração, planejamento e execução dos Planos de Contingência (PlanCon), por isso, a organização destacou a importância da participação das secretarias municipais responsáveis pelos temas planejamento territorial, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação, Saúde, Esportes, Segurança Pública e Transporte.

A programação contou com palestras sobre desenvolvimento das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e Defesa Civil, destacando a gestão sistêmica sobre as áreas de risco e frisando a importância da integração com todas as políticas públicas sociais.

“Estamos participando constantemente de capacitações e iniciativas que nos ajudem a atualizar o Plano de Contingencia de maneira eficaz. Além das vistorias e mapeamento das áreas de risco em Ubatuba, participamos da simulação de acidente de trânsito com vítima e vazamento de produto químico que aconteceu em Pindamonhangaba e, também, visitamos a cidade de São Sebastião para acompanhar o funcionamento e conferir o Plano da cidade que, recentemente, sofreu com chuvas intensas e deslizamentos. A dedicação da Defesa Civil tem o objetivo de que seu trabalho continue sendo efetuado com excelência”, afirmou o diretor da Coordenadoria da Defesa Civil, Diretor Wagner Lopes.

Saiba mais

A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), instituída pela Lei Federal n° 12.608, de 10 de abril de 2012, atribuiu ao Estado as competências de apoiar os Municipios na elaboração de Planos de Contingência Municipais (PlanCon) e no desenvolvimento da cultura de prevenção de riscos e desastres, por intermédio de atividades colaborativas com entidades públicas, privadas e sociedade em geral, e aos municípios a competência para realização regular de exercícios simulados.

Como forma de cumprimento da Lei, a capacitação foi oficialmente lançada em 22 de junho deste ano, no Palácio dos Bandeirantes, com o primeiro treinamento para representantes de 141 municípios do estado, como atividade preventiva da Defesa Civil do Estado de São Paulo.