Poder Executivo Municipal

Dia da Educação Ambiental é celebrado com limpeza de praia

Dia da Educação Ambiental é celebrado com limpeza de praia

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que a Associação dos Moradores do Perequê-Açu (AMPA), participante do projeto “Ubatuba Sustentável”, realizará uma ação de limpeza na praia do bairro neste sábado, 27, para celebrar o Dia Mundial da Educação Ambiental.

A população está convidada a participar do mutirão, que terá início às 8h em frente ao Museu da Vida Marinha, localizado na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067. O objetivo é tornar a praia mais limpa e agradável para moradores e visitantes.

Além da ação de limpeza, está prevista a presença de tendas com atividades lúdicas e iniciativas de conscientização voltadas à preservação do meio ambiente. Unindo forças, o Tamoio de Ubatuba, o Instituto Argonauta, a ONG Esmeralda e a Cooper Coco&Cia estarão colaborando para promover um mundo mais sustentável.

“Sempre lembrando que o lugar limpo é aquele que a gente não suja, e não aquele que a gente fica limpando constantemente”, declara a segunda secretária da AMPA, Juliana Piza.

 

Dia mundial da educação ambiental

A data foi escolhida por causa da elaboração da “Carta de Belgrado”, que ocorreu durante um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Belgrado, Iugoslávia.

Este documento histórico continua relevante, sendo o primeiro marco para a educação ambiental, oferecendo recomendações atuais e destacando a interação entre sistemas econômicos, políticos e sociais com o meio ambiente.

É dentro desse que devem ser lançadas as fundações para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos e habilidades, valores e atitudes, visando a melhoria da qualidade ambiental e, efetivamente, a elevação da qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.” (Trecho da carta – íntegra pode ser conferida aqui)

 

Ubatuba sustentável

Em Ubatuba, 15 grupos e entidades da sociedade civil uniram esforços no projeto “Ubatuba Sustentável”. Este projeto envolve mutirões de limpeza, orientações, palestras e outras ações conscientizadoras em praias e cachoeiras do município. Os voluntários foram equipados com luvas, sacos de lixo, banners e outros materiais essenciais para suas iniciativas, sendo possível graças às doações das próprias entidades e ao apoio da TPA.

“Aumentando a conscientização sobre os seus impactos, é possível desacelerar o estrago e melhorar a qualidade de vida das próximas gerações”, explica o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho.

 

Confira as entidades da sociedade civil participantes:

1) APEVE (Praia do Lázaro)

2) SAI/PGA (Praia de Itamambuca)

3) ASAT(Praia do Tenório)

4) AMPA(Praia do Perequê-Açu)

5)Tamoio de Ubatuba

6)Instituto Bandeira Verde

7)Amprafé(Praia do Félix)

8)Instituto Argonauta

9)Associação da Domingas Dias (Praia da Domingas Dias)

10)Amfort (Praia da Fortaleza)

11)SALGA (Praia da Lagoinha)

12) SAL (Praia do Lázaro)

13) ABBU (Ilha dos Pescadores)

14) Coco&Cia

15) Associação Coaquira

 

/* * VLibras */