Prefeitura de Ubatuba cria Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal

Elaborar o plano municipal de proteção e bem-estar animal de maneira participativa, firmar parcerias ou convênios e potencializar os meios existentes com vistas ao cuidado animal, efetuar diligências nas entidades que prestam serviço de acolhimento, cuidado, serviço ou suporte animal: estas são algumas das atribuições da nova Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Ubatuba, criada pela Lei número 4418/2021.

Outro objetivo da diretoria é articular o serviço de gestão do cuidado animal, prestando auxílio aos cidadãos que efetuam a guarda provisória de animais abandonados, criando banco de dados único de adoção animal e organizando grupos de voluntários para a tutela do interesse animal, bem como recebendo denúncias de maus tratos de animais.

Palestras de conscientização nos núcleos sociais, elaboração de materiais publicitários de campanhas de prevenção de doenças animal e de maus tratos são alguns exemplos de outras ações a serem desenvolvidas.

A nova diretoria, que incorpora também as atribuições referentes aos serviços de combate às zoonoses como castrações e vacinação antirrábica, está vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. O cargo é ocupado por Carlos Rocha, que é formado em Educação Física e há mais de 16 anos atua como protetor animal no município.

Com a criação da nova diretoria, todas as ações de Zoonoses e de Bem-Estar Animal passam a ser competência do novo setor e não mais da Supervisão de Vigilância em Saúde. Isso inclui: ações de castração, Centro de Referência Animal (CRA), Castramóvel, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), canal de denúncia de maus-tratos e abandono de animais, além de vacinação antirrábica.

A equipe do CCZ e do CRA é composta atualmente por 4 médicos veterinários, 2 auxiliares de médico veterinário, 01 administrativo, 06 tratadores de animais, 02 profissionais de limpeza, 01 vigia, além do diretor.

A diretoria provisoriamente está atendendo na sede da Vigilância em Saúde (rua Cunhambebe, 521 – Centro) porém em breve funcionará no CRA (av. Pacaembu, 101, na Estufa I), no horário das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.