Educação retoma horário da merenda escolar

Após receber diversas reclamações sobre o horário de oferecimento da merenda escolar nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, a secretaria municipal de Educação decidiu alterar a programação das refeições, retomando o horário antigo.

Agora o aluno volta a ter lanche na entrada do período (7h), com merenda principal no intervalo (9h30), indo pra casa às 11h30 ainda alimentado e sem prejuízo nutricional, com acesso garantido a todos. À tarde, o estudante entra e lancha (13h), com merenda às 15h30 e saída às 17h30, normalmente.

O departamento de Alimentação da Prefeitura enfatizou que essa mudança está sendo feita em caráter experimental e que, em breve, será feita uma pesquisa de avaliação, que estará à disposição dos pais.

Estratégia

“Os alunos, em especial do período da tarde, pouco aproveitavam os benefícios da alimentação escolar devido ao horário em que era oferecida. Verificou-se que, nas escolas municipais, a adesão à merenda escolar no horário da entrada (12h50) é mínima e atende a uma porcentagem muito pequena de alunos. Decidiu-se voltar ao horário antigo, com merenda durante o intervalo, a fim de atendermos a maioria dos alunos com o objetivo de suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos” justificou a nutricionista responsável pelo departamento de Alimentação da Educação, Eleine Macário.

“Decidimos, junto à nutricionista e às diretoras, voltar a oferecer a merenda nos intervalos, momento em que os alunos, em especial da tarde, podem aproveitar melhor a riqueza da alimentação oferecida, composta por itens como arroz, feijão, legumes, verduras carne, frango, peixe e fruta”, complementou o secretário da pasta, Hélio José de Paula.

A secretaria de Educação ainda lembra que todas as unidades escolares estão abertas para tirar dúvidas e esclarecer aos questionamentos.