Emdurb avança em 2021 e comemora melhoria na condição dos funcionários

A Empresa de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba- Emdurb comemorou 42 anos no mês de novembro e pôde celebrar por meio de avanços concretos durante 2021. Situações que se arrastavam por anos, como atraso nas cestas básicas dos funcionários, foram definitivamente solucionadas, permitindo que o novo ano se iniciasse com um novo cenário.

Os funcionários puderam receber a primeira parcela do 13º salário em outubro e a segunda em dezembro. Já sobre as cestas básicas, a Emdurb passou a realizar a entrega em dia no primeiro semestre, entretanto, ainda haviam ficado três cestas básicas atrasadas acumuladas de gestões anteriores. Essas cestas foram pagas mediante indenização em dinheiro, juntamente com o pagamento dos salários nos meses de setembro, outubro e, a última, em novembro. Segundo o presidente da Emdurb, Josué Gulli, trata-se de uma dívida que se arrastou por 13 anos.

“Anteriormente, a Emdurb tinha o hábito de pagar as cestas em um mês sim e outro mês não, e pagar os direitos dos trabalhadores sempre atrasados, já chegando a acumular 12 cestas atrasadas. Nesse primeiro ano de nova gestão, vem conseguindo pagar tudo em dia, regularizando as pendências do passado em relação aos trabalhadores e antecipando o 13⁰”, comemorou Gulli.

Zona Azul

Composta por cerca de 200 colaboradores, a Emdurb atua na prestação de serviços públicos de manutenção e zeladoria. Além disso, com a extinção da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), a Emdurb assumiu temporariamente a administração do sistema de cobrança de Zona Azul do município.

Outra melhoria foi o pagamento da taxa por meio de máquinas de cartão desde 16 de dezembro. De acordo com Gulli, a iniciativa visa diminuir o volume de dinheiro na mão dos agentes, como era antigamente. A estimativa é que essa redução seja de 90%. Se o agente recebia mil reais, ele passará a andar com R$100 apenas.

“É uma forma de dar mais transparência e mais credibilidade ao processo. Essa também foi a maneira mais rápida que encontramos para começar com a Zona Azul de uma forma diferente no prazo de 15 dias que tivemos para nos organizarmos a fim de assumir o serviço”, pontuou.

“O pouco dinheiro que entrar, vai ser imediatamente encaminhado direto pro banco, inclusive, aos finais de semana, eliminando o dinheiro da mão dos agentes e do escritório administrativo. Isso também vai trazer uma segurança maior para os profissionais que trabalham com a cobrança, diminuindo o risco de roubo, uma vez que não haverá grande quantia de dinheiro em espécie disponível”, acrescentou o presidente.

Ainda sobre a Zona Azul, a Emdurb vem investindo em transparência, alimentando o sistema, que é disponível para consulta, uma vez por semana com as informações de arrecadação da semana anterior.

A informação está disponível no Portal da Transparência, no endereço: https://transparencia.emdurb.ubatuba.sp.gov.br/zonaAzul/zonaAzul.php

Desde que assumiu o serviço, em 16 de dezembro, até 3 de janeiro, já foram arrecadados R$ 753.548,00 foram arrecadados com o serviço. O valor corresponde a 57.712 cartões vendidos no mesmo período.

A Prefeitura de Ubatuba informa que, posteriormente, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social vai assumir a gestão da Zona Azul. Por isso, a pasta já trabalha na licitação para definir empresa que administrará a cobrança e que deverá informatizar todo o sistema de pagamento.

Resumo de outras ações

Contratos – tratativas para solucionar as pendências de contrato com a Prefeitura e revisão dos contratos em vigência, encerrando procedimentos com orçamentos abaixo do valor de mercado;

Regularização de procedimentos – A atual diretoria determinou a paralisação imediata do despejo de qualquer resíduo proveniente de poda verde (descarte irregular) em sua propriedade, no bairro do Horto;

Fim do Aluguel – Após a publicação da portaria da Prefeitura sobre funcionamento de equipamentos da administração em prédios locados, a empresa se esforçou em sair do aluguel e mudou seu escritório administrativo para a parte inferior do imóvel onde funciona a secretaria Municipal de Turismo (antiga Câmara Municipal);

Atualização do Estatuto Social – novo estatuto;

Recursos Humanos – implantação de protocolo que passou a registrar todos os elogios, reclamações diálogos e tratativas com os funcionários, buscando o melhor resultado de cada um para a empresa e a valorização e motivação do quadro;

Ação Judicial que pede Extinção da Emdurb – viabilização de meios para reverter a determinação de extinção da empresa pública, fazendo com que a empresa, de fato, exerça o papel como ferramenta do serviço público em Ubatuba.