Poder Executivo Municipal

Setur amplia evento sobre Turismo de Base Comunitária

Setur amplia evento sobre Turismo de Base Comunitária

A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) está realizando uma série de encontros com comunidades tradicionais de Ubatuba e com a Rede Nhandereko de Turismo de Base Comunitária (TBC) do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) para discutir e elaborar o próximo evento do segmento no município.

Na última semana, foi realizado mais um deles em que foram estabelecidas duas mudanças: a primeira, referente ao formato – de feira para encontro; a segunda, referente à data, anteriormente prevista no Calendário Oficial do Município.

De acordo com a secretária da pasta, Thaila Brito, a mudança da realização da 2ª Feira de Turismo de TBC para a promoção de um encontro oferece maior visibilidade e credibilidade ao evento. “Nossa proposta, junto com as Comunidades Tradicionais, é ampliar a programação e, para isso, adiamos a data visando um tempo maior de planejamento para garantir o sucesso do encontro. Vamos proporcionar aos participantes, inclusive, vivências nas comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas”, explicou Thaila.

“O encontro está sendo montado como espaço de construção do TBC, das comunidades se juntarem, darem as mãos na construção do TBC em Ubatuba”, pontuou o representante do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, Rodrigo Guimarães.

Essa também foi uma questão pontuada pela caiçara da Comunidade de Picinguaba, integrante do FCT e Coordenadora da Rede Nhandereko, Patrícia Santos.

“O TBC é um modelo de Turismo onde a comunidade não precisa mudar o seu modo de ser e viver para atender o turismo. O Encontro de TBC em Ubatuba vem para fortalecer os laços entre as comunidades que já desenvolvem o TBC e para inspirar outras comunidades que desejam desenvolvê-lo e, assim, as comunidades que atuam com o TBC e são protagonistas sairão da invisibilidade”, destacou.

“A Rede Nhandereko, as Comunidades Tradicionais e o FCT são protagonistas do TBC e de todo esse processo que estamos construídos em conjunto”, acrescentou a secretária de Turismo.

A iniciativa, que aconteceria de 27 a 29 de abril, será nos dias 28,29 e 30 de julho, no Perequê-Açu.

Saiba mais:

Rede Nhandereko

https://www.preservareresistir.org/single-post/2018/01/15/o-nosso-jeito-de-ser-saiba-o-que-buscamos-com-a-rede-nhandereko

Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT)

https://www.preservareresistir.org/noticias/categories/f-c3-b3rum-de-comunidades-tradicionais

Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS)

https://www.otss.org.br/observatorio

 

 

 

 

 

/* * VLibras */