Saúde: Atenção Especializada promove encontro com ostomizados

O Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico e Ostomizado promoveu na tarde da última terça-feira (22) um encontro com os pacientes ostomizados para falar sobre autocuidado, melhorar a autoestima e renovar o acolhimento após uma pausa nas reuniões devido à Covid-19. O evento aconteceu no salão da igreja São Franciso.

A enfermeira Sueli Pedrosa explica que o projeto é realizado pela Atenção Especializada, com ações integradas junto às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). De acordo com a profissional, a pessoa ostomizada é quem precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma e pode ser realizada na parede abdominal ou na traqueia, de maneira definitiva ou provisória.

O município possui cerca de 40 pacientes ostomizados e, durante a reunião, as enfermeiras atualizaram os participantes sobre os cuidados necessários para manter a saúde e a qualidade de vida. A psicóloga Julia Dias, que faz parte da equipe, falou sobre o resgate da confiança, da identidade pessoal e do convívio familiar. Os pacientes puderam fazer depoimentos e trocar experiências.

“Encontros como esses são importantes para resgatar a confiança no cuidado com os nossos pacientes. Muitos deles se isolam e promover a socialização de pessoas que enfrentam os mesmos problemas é fundamental e pode fazer a diferença na vida deles”, ressaltou Sueli.

Ao final da reunião foi oferecido um café e cada participante recebeu uma bolsa personalizada que serve para encobrir a bolsa de ostomia. O presente foi confeccionado por uma enfermeira da equipe, Arieli de Oliveira, com doações de tecido de comerciantes da cidade.

O Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico e Ostomizado atende no Centro de Especialidades Médicas de Ubatuba, o Postão da avenida Rio Grande do Sul.