“Energia em sua vida” une brincadeiras, cinema e educação ambiental no aniversário de Ubatuba

Estimular a sociedade a refletir sobre uso eficiente de energia e o cuidado do planeta é o objetivo do evento “Energia em sua vida”, que será realizado na próxima sexta-feira, 27, na Praça Capricórnio, ao lado da pista de skate. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a companhia a Elektro e a Prefeitura de Ubatuba e integra a programação de aniversário de 380 anos da cidade.

A partir das 14 horas, o espaço reunirá diferentes projetos da Elektro, entre eles, a Unidade Móvel de Educação, um caminhão adaptado que explica de forma interativa e divertida como a energia é gerada e distribuída. Os visitantes poderão participar de diferentes experimentos como teste de nervos, simulador de geração de energia solar, simulador de geração de energia mecânica, pilha humana, maquete de utilização de energia doméstica, globo de plasma e o gerador de Van de Graaff, além de ver o vídeo “Caminhos da Eletricidade”. A visita dura cerca de 20 minutos no total.

Já no palco e em tendas próximas à unidade móvel, crianças de todas as idades poderão participar de brincadeiras como pintura de rosto, piscina de bolinhas, pula-pula e construção de pipas, além de ouvir histórias de contadores de história como Venício Toledo, Claudia Oliveira e Mariza Taguada e assistir ao teatro de bonecos.

A programação do dia se encerra com o Cine na Praça, a partir das 19h30, com a exibição do desenho animado “Moana, um mar de aventuras”.

Serviços e orientação à população

Em parceria com a secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social, o evento contará ainda com tenda para orientações e troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED destinadas às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais ou na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). No espaço também será possível participar de roda de conversa sobre o Sistema Único de Assistência Social, com profissional do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

O Balcão de Empregos também estará presente no evento fazendo a emissão da primeira via de carteira de trabalho, encaminhando para vagas de emprego e orientando sobre qualificação profissional. Para emitir a carteira, é necessário ter pelo menos 14 anos completos, levar RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e 1 foto 3×4.

Já a secretaria de Saúde participará com oficina de estimulação para crianças e toda a família, organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e palestra sobre dependência química e saúde mental, realizada pelo Centro de Referência em Álcool e Drogas (Cread).

Os eventos contam ainda com a participação de entidades da sociedade civil.

As atividades são gratuitas e abertas a toda a população.

Acompanhe o site da Prefeitura de Ubatuba para informações mais detalhadas sobre a programação.

1024-energia-vida