EM Tancredo retoma curso técnico de formação em Guia de Turismo

A EM Tancredo de Almeida Neves retomou, em 2022, as aulas do curso técnico de formação em Guia de Turismo – já tradicional em Ubatuba. A suspensão aconteceu devido à pandemia e, no início de 2022, 40 alunos passaram a integrar a nova turma.

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, 26 desses alunos participaram de uma viagem de visita técnica ao Vale Histórico, Circuito Religioso entre outras cidades da região.  Durante a visita, os participantes puderam vivenciar o cotidiano da profissão por meio de atividades práticas, conhecendo lugares como fazendas históricas, monumentos, igrejas, museus, bondinho, mirantes e reservas ambientais, além de saber mais sobre hospedagem e gastronomia com foco em culinária regional.

Sobre o curso

Pioneira, a Escola Municipal Pres. Tancredo de Almeida Neves, desde 2003 se tornou a primeira escola municipal do Brasil a ser credenciada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), sendo considerada pelo órgão como detentora da melhor e mais completa grade curricular na formação e habilitação de Guias de Turismo.

Para ingressar, não é necessário fazer vestibulinho – e as vagas seguem a ordem de inscrição.

Normalmente, as vagas são abertas nos meses de dezembro e janeiro.

Guia de Turismo

O curso de formação em Guia de Turismo tem duração de um ano e possibilita o credenciamento como Guia de Turismo Regional com a possibilidade de especialização em atrativos culturais e/ou ambientais e Guia de Turismo Nacional e América do Sul.

Além das aulas teóricas, o curso exige participação em diversas saídas técnicas para treinamento e avaliação, possibilitando ao aluno vivenciar a prática profissional.

O objetivo é capacitar a população ubatubense a atender a demanda de receptivo da cidade.