Confira como fica o expediente durante o Carnaval 2020 em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba informa que o expediente do Paço Municipal será encerrado às 15 horas da próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, para os feriados de Carnaval e quarta-feira de Cinzas, e retorna normalmente na quinta-feira, 27, às 9 horas.

Confira como ficam os demais serviços

Unidades de Saúde

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam normalmente até às 17 horas da sexta-feira, 21, e reabrem normalmente no dia 27, a partir das 7 horas.

Permanecem abertos durante todo o Carnaval o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas, e o Pronto Atendimento do Ipiranguinha 12h, que está funcionando na UBS Cícero Gomes, na rua Batista de Oliveira, 199, esquina com a av. Prof. Thomaz Galhardo (na entrada da cidade), das 7h às 19h (senhas distribuídas até as 18h30).

A Santa Casa oferece atendimento diário regular 24 horas. Em caso de emergências, acione o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – pelo 192.

De 22 a 25 de fevereiro, a equipe da Vigilância em Saúde realizará ação de prevenção à transmissão do vírus HIV/Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) na av. Iperoig, no Centro, e nas praias Maranduba, Perequê-Açu e Praia Grande. Serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo e também serão dadas orientações em relação ao combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses como zika, chikungunya e febre amarela.

Coleta de Lixo

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo funciona em programação de alta temporada, que se estende até 15 de março. Confira os horários de passagem do caminhão em https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/coleta2019-2020/

Programação do Carnaval

A expectativa é que o município recebe cerca de 150 mil turistas entre os dias 21 e 27 de fevereiro.  A programação na cidade inclui festival e baile de marchinhas, matinê infantil, blocos carnavalescos e shows nas praias do Perequê-Açu e da Maranduba. Confira a programação completa em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/carnaval2020/

Fique atento também para as alterações no trânsito da região Central em função da passagem de blocos.

Informações do DER e Trânsito

Para o feriado de carnaval, o tráfego estimado na Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125) é de 28.422 veículos sentido litoral, 24.382 sentido Taubaté, totalizando 52.804 veículos em trânsito.O DER irá implantar a campanha Pedestre + Seguro, com o uso de recursos tecnológicos para conscientização de motoristas e, especialmente, de pedestres.

Os usuários das rodovias estaduais e das travessias litorâneas contarão com informações atualizadas também pelas mídias sociais. As imagens do monitoramento rodoviário obtido com o uso dos drones serão disponibilizadas aos usuários pelo perfil do DER no Facebook, o @ViasDER e pelo Twitter, @_dersp.É importante ainda ter em mãos os telefones de atendimento do DER (0800 0555510), da Polícia Militar Rodoviária (11) 3327-2727) e da DERSA (0800 7733 711).

Dicas:

Alguns cuidados, no entanto, devem começar antes mesmo de sair de casa. Verificar os freios, amortecedores, luzes, óleo e pneus, incluindo a calibragem, é cuidado básico para pegar estrada. Os níveis da água do radiador e do limpador de para-brisa também devem ser checados. É importante manter a documentação do veículo e do motorista em dia. Além disso, o condutor não deve esquecer os equipamentos obrigatórios como macaco, chave de roda, triângulo para sinalização e estepe. É essencial que o motorista descanse no dia anterior à viagem e consuma alimentos leves para evitar a sonolência. Os viajantes também devem avaliar a melhor rota e, sempre que possível, evitar os horários de pico.