Prefeitura retoma expediente na próxima quarta-feira, 22

A Prefeitura de Ubatuba informa que, devido ao feriado de Tiradentes, comemorado no próximo dia 21 de abril, encerra o expediente às 15 horas desta sexta-feira, 17, e retoma o funcionamento normalmente às 9h da quarta-feira, 22.

Novamente reforçamos que os Decretos municipais continuam valendo, por isso, continuamos solicitando que turistas, familiares e pessoas que não residem em Ubatuba não viajem para cá durante este período. O bloqueio de acesso às praias permanece. Com relação a comércio e estabelecimentos, apenas funcionam aqueles referentes a serviços essenciais.

A Administração conta com o bom senso e colaboração não só da população, mas dos proprietários de casas, apartamentos e pousadas que ainda continuam anunciando em plataformas digitais, bem como estabelecimentos que ainda não suspenderam as reservas.

O objetivo da Prefeitura, neste momento, não é alardear ou colocar medo na população, mas reforçar as medidas de isolamento que têm gerado impacto positivo.

Sabe-se que muitas pessoas não estão respeitando as normas, principalmente, afrontando as autoridades por meio de redes sociais.

Mesmo assim, além da fiscalização – cuja demanda é muito grande e o efetivo, insuficiente – contamos com a atitude consciente da comunidade para evitar que haja maior contaminação de pessoas no município, assim como nas cidades da Europa, América do Norte e América Latina que, ao ignorarem a recomendação de isolamento tiveram um aumento expressivo de casos que acabaram sobrecarregando o sistema de Saúde local.

Unidades de Saúde

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam normalmente até às 17 horas desta sexta-feira, 17, e reabrem normalmente no dia 22, a partir das 7 horas.

Permanecem abertos durante todo o feriado de Tiradentes o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas, e o Pronto Atendimento do Ipiranguinha 12h, que está funcionando na UBS Cícero Gomes, na rua Batista de Oliveira, 199, esquina com a av. Prof. Thomaz Galhardo (na entrada da cidade), das 7h às 19h (senhas distribuídas até as 18h30).

A Santa Casa oferece atendimento diário regular 24 horas. Em caso de emergências, acione o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – pelo 192.

Durante o feriado, a equipe da Vigilância em Saúde realizará ações de fiscalização de estabelecimentos para averiguar o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao Covid-19.

Coleta de Lixo

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo funciona com a programação prevista nos bairros em dias e horários normais, sem alteração.

Funcionamento dos serviços

Reforçamos, ainda, que somente serviços essenciais continuam com permissão para funcionamento:

*Comércio de alimentos e bebidas (como lanchonetes, carrinhos de lanche e confeitaria): podem funcionar por meio de delivery ou retirada pelo consumidor (sem tumulto). Não pode haver consumo no local.

*Comércio de material de limpeza, higiene e embalagens

*Delivery em geral – comércio e prestação de serviços

*Abertura de bancos e instituições de crédito

*Prestação de serviço liberal autônomo como eletricista, encanador, diarista e vendedores ambulantes, exceto ambulantes das praias. Porém, nestes casos, é necessário agendamento com hora marcada, respeitando regras de higiene, além de manter o estabelecimento fechado ao público.

*Fábrica e indústria: funcionamento normal, sem atendimento ao público e respeitando o espaço mínimo entre os funcionários.

Os estabelecimentos com funcionamento autorizado pelo Decreto Municipal 7316/20, deverão adotar a seguintes medidas sanitárias:

1) providenciar e orientar os funcionários e colaboradores a utilizarem máscaras de proteção durante as atividades exercidas;

2) além das medidas acima, os serviços de pagamento, de crédito, de saque e pagamentos, prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, deverão adotar o controle das filas de espera para acesso e fluxo de clientes, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento entre pessoas de no mínimo dois metros, especialmente, nas áreas externas.