Domingo encerra exposição “Ubatuba em Nós” no Teatro

Neste domingo (20), a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – promove o encerramento da exposição “Ubatuba em Nós” no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, às 19h. Durante a cerimônia, será divulgada a obra vencedora do “Prêmio Aquisição Fundart” e também a nomeação da sala de exposições do teatro com o nome de Heloísa Maria Salles Teixeira, mais conhecida como Tia Helô. O evento é aberto ao público e contará ainda com um coquetel caiçara.

A exposição é uma produção de 20 artistas moradores de Ubatuba, tendo como temática a própria cidade. A mostra teve início no dia 27 de outubro e ficou à disposição dos visitantes. No encerramento, uma comissão interna da Fundart selecionará o artista que terá sua obra adquirida pela Fundação e que integrará o acervo municipal.

Sala de exposições Heloísa Maria Salles Teixeira

A partir de domingo, a sala de exposições do teatro será nomeada como Heloísa Maria Salles Teixeira, uma grande homenagem à Tia Helô.

Nascida na cidade de Lorena em 1927, mudou-se para Ubatuba no ano de 1947, quando ficou encantada com todo o verde e com o mar. Tia Helô foi professora no município e viajava a pé ou de barco para ensinar os caiçarinhas a ler e escrever, desde Picinguaba até Maranduba. Casou-se e teve quatro filhos.

Mesmo amando lecionar, Tia Helô sempre teve o sonho de tornar-se cantora ou atriz. Na década de 1970, entrou, finalmente, num grupo de teatro na cidade onde aprendeu a arte de representar. Com o grupo participou de vários festivais em muitos municípios, chegando a receber o prêmio de primeiro lugar como melhor artista idosa.

Uma de suas frustrações era a falta de um local apropriado para as apresentações. Por muitos anos, empenhou-se para que Ubatuba conquistasse um espaço para teatro.

“Como sempre soubemos, a maior profissão do brasileiro é a esperança, portanto, ainda tenho fé que a nossa cidade seja brindada com um lugar, por humilde que seja, mas que possamos dizer orgulhosamente que é o nosso teatro”, declarou certa vez a artista.

Tia Helô faleceu em 7 de fevereiro de 2020 e teve a felicidade de ver construído o teatro em Ubatuba, com o qual sempre sonhou.