Sala de Exposições Thomaz Galhardo recebe obras do artista Da Motta

A partir do dia 11 de novembro, amantes da arte e da História de Ubatuba poderão conferir a exposição “Um passeio histórico cultural em Ubatuba através das Obras de Arte do Pintor e Escultor Da Motta” na Sala de Exposições Thomaz Galhardo, que fica na sede da Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur).

Com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, os visitantes vão se deparar com um acervo composto por 16 pinturas, 10 esculturas, nove fotos e algumas ferramentas de trabalho do artista.

De acordo com uma das organizadoras da mostra, Maria Luiza Gil de Oliveira da Motta, a ideia surgiu a partir de uma demanda de Trabalho de Conclusão de Curso de Técnico em Guia de Turismo, do qual ela faz parte. Juntamente com mais quatro integrantes – Ana Lucia Gil de Oliveira, Ademir dos Santos, Filadelfo Rofino e Vanuire Mariane de Lima Ewald – o grupo optou por apresentar um roteiro histórico-cultural para munícipes, estudantes e turistas por meio das obras de arte de Da Motta.

“Escolhemos Da Motta como referência por ser um grande artista, que levou a vida e a cultura caiçara para as telas, para os quadros, representando muito bem a História e a cultura de Ubatuba. Nosso trabalho como Guias de Turismo é explicar tudo isso”, comentou Maria Luiza.

Segundo ela, foi um trabalho de resgate da importância do mestre da arte, que fez seu nome compondo obras sacras tanto para igrejas como a da ilha Anchieta e a São Francisco, além de entregar muitas encomendas de arte entalhada denominada A Última Ceia, de Da Vinci, que ele reproduzia.

“Ele foi um artista muito importante para o contexto artístico de Ubatuba e nós fizemos um resgate de toda essa documentação, que estamos transformando em realidade por meio de um trabalho que, talvez, ficasse só no papel”, acrescentou.

Maria Luiza ainda fez questão de reforçar que a exposição está acontecendo graças à parceria com a Setur, a Fundart e com a restauradora Maria Vitória Borsatto, que estão oferecendo bastante apoio à realização. Nos dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, também haverá plantão para a visitação do acervo.

O artista

José Vicente Dória da Motta Macedo, ou Da Motta, como era conhecido, foi um artista local conhecido pelo seu trabalho como artesão, artista plástico, pintor, escultor e entalhador.

Ele também foi o responsável por iniciar a composição do museu Washington Oliveira em 1968 a pedido do prefeito da época- Ciccilo Matarazzo.

Da Motta nasceu em 1932, na capital paulista e veio para Ubatuba em 1967. O artista faleceu em abril de 2017 aos 85 anos de idade, deixando um grande legado por meio de suas obras.