Grupos de Fandango de Ubatuba participam de evento no Paraná

A cultura de Ubatuba foi representada por quatro grupos de fandango na 13ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá, cidade do estado do Paraná, no sul do país. O evento foi realizado entre os dias 23 e 28 de agosto e contou com cerca de vinte grupos de fandango de diversas regiões.

Apoiados pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – quatro grupos do município participaram do evento: Grupo de Fandango Ciranda Caiçara; Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba; Grupo Mestre Pedrinho; e Grupo Bacurau de Ubatuba.

A comitiva formada por cerca de 30 pessoas partiu de Ubatuba na noite de quinta-feira e percorreu 700 quilômetros de estrada até o município de Paranaguá. A iniciativa estimula o intercâmbio cultural, incentiva a troca de experiência e socialização dos grupos, além de manter viva a tradição do fandango, permitindo que o movimento se perpetue de geração em geração.

Para a Érika Valdetaro, integrante do Fandango Caiçara de Ubatuba, essa foi uma experiência rica e especial. “Essa parceria foi extremamente importante para salvaguarda da cultura caiçara e popular. Fomos bem recebidos e agora esperamos pelos grupos do sul na nossa Festa do Fandango em dezembro”, destacou.

Representantes da AARCCA – Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara – também integraram o grupo na viagem para levar ao sul as experiências de Ubatuba com corridas de canoa caiçara, buscando resgatar essa manifestação cultural no Paraná.

De acordo com os organizadores, participaram do evento grupos de fandango do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Crédito das fotos: Thiago Mariano