Ubatuba é novamente cidade-sede do Festival Paralímpico Loterias Caixa

Por mais um ano, Ubatuba integra a lista de municípios que sediarão o Festival Paralímpico Loterias Caixa, como divulgou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento está em sua quarta edição e será realizado no dia 24 de setembro, das 8h30 às 12h, em todas as regiões do Brasil, com atividades em 98 núcleos.

O Festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência. A programação oferecerá três modalidades por sede. Ubatuba receberá surfe adaptado, Atletismo de praia e canoa polinésia adaptada e canoa caiçara adaptada. “Nosso público-alvo são crianças deficientes e não deficientes (até 20%), com idade de 8 a 17 anos. Já temos 88 crianças inscritas e, quem desejar participar pode se inscrever de maneira online”, explicou o coordenador logístico do evento, Fábio Campana.

“Ubatuba tem um diferencial em relação às outras cidades que também sediam este evento, é a única que oferece atividades no mar proporcionando vivências inesquecíveis para cada participante. Os relatos dos participantes e dos familiares nas edições anteriores do evento foram extremamente positivos”, destacou o coordenador técnico do evento, Juan Ricardo Urrejola.

Para efetuar a inscrição, pais ou responsáveis de jovens que atendem os critérios podem entrar em contato com Campana pelo whatsapp (12) 99724-4721, ou com Juan Urrejola pelo whatsapp (12) 99726-7504, solicitando orientação.

Campana ainda salientou a importância para o município de sediar um evento deste porte. “É muito gratificante, pois o Festival está muito além de um simples evento: está relacionado ao legado que deixou e vai continuar deixando, consolidando um evento divisor de águas no quesito inclusão.”

A meta do CPB para este ano é atender 14.000 participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo. A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. No ano passado, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.

O evento é uma realização do CPB em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Educação e Esportes e Lazer.