Secretaria de Educação encerra I Festival de Jogos Cooperativos

A segunda-feira, 24, foi o último dia da realização do I Festival de Jogos Cooperativos da Secretaria de Educação de Ubatuba: uma iniciativa que visa estimular a colaboração entre os estudantes.

Foram contemplados mais de mil alunos dos quintos anos das escolas da Rede Municipal de todas as regiões participaram do evento. Neste último dia, as escolas participantes foram a EM Marina Salete, do Perequê-Açu; a EM Padre José de Ancieta, do Sumaré e a EM João Alexandre, do Sesmaria.

O coordenador de educação física escolar, Fábio Campana, comentou que o evento alcançou as expectativas da organização. “Foi maravilhoso. Sentimos a emoção dos participantes e dos professores e profissionais que acompanharam”, disse.

Ele ainda lembrou que a semente de jogos cooperativos (por ser a primeira edição) que foi lançada foi muito significativa pois faz com que as crianças se libertem da competitividade excessiva. “O objetivo do jogo cooperativo é a participação de todos por uma meta comum- é o jogar ‘com’ e não jogar ‘contra’”, explicou Campana.

Ele também acrescentou que as crianças manifestaram bastante confiança e participaram de maneira autêntica. “Grande parte das crianças entendeu que o que importa não é ganhar ou perder, mas todo o processo. Foi um passo muito importante para os alunos dos quintos anos”, comemorou. Por isso, todos os participantes foram contemplados com medalhas.