Fiscalização do CREA em comércios alerta para riscos em decorações

Nos últimos dias, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) intensificou suas fiscalizações, emitindo alertas para estabelecimentos comerciais que utilizam enfeites e decorações, especialmente aquelas envolvendo estruturas e energia elétrica. Esta ação visa prevenir possíveis riscos à segurança dos transeuntes e à integridade dos patrimônios locais.

Em meio a essa atividade de inspeção, surgiu um equívoco entre os comerciantes, que associam os fiscais do CREA a agentes da prefeitura.

O Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Fábio Isnard, bem como a secretária da Fazenda, Alethea Ageu, estão fornecendo orientações claras aos comerciantes, enfatizando que não são os fiscais habituais de postura da fazenda ou da secretaria de urbanismo que estão conduzindo essas fiscalizações, mas sim representantes do CREA. Este alerta visa não apenas evitar problemas de segurança, mas também orientar os empresários sobre a responsabilidade técnica na execução de projetos decorativos que envolvam estruturas ou energia elétrica.

“Esteja atento às orientações do CREA e busque o apoio de profissionais qualificados para garantir a conformidade e a segurança em suas instalações decorativas, prevenindo riscos e garantindo o pleno funcionamento dos comércios locais. Além disso, em caso de dúvida sobre a identidade dos fiscais do CREA, recomendamos que os comerciantes solicitem a apresentação da credencial desses profissionais. Se persistirem incertezas, não hesitem em entrar em contato com a prefeitura para confirmar a realização da fiscalização”, conclui Isnard.